Em audiencia publica realizada nesta terça feira 29/09, às 14:45 horas no Centro de convivencia do Idoso, o Conselho Municipal de Educação do municipio de Severiano Melo pede exoneração total.
Esta atitude já vinha sendo cogitada por todos do conselho, mas parece que tanto a Secretária quanto o Prefeito Silvestre Monteiro, fizeram ouvido de mercado e subestimaram os conselheiros.
Todos os membros do conselho apresentaram requerimento de solicitação de afastamento a Secretaria de Educação, que neste ato estava com a titular da pasta presente, que é a professora Maria Antonia. Transcrevemos abaixo o inteiro teor do requerimento.
Venho através deste, requerer de Vossa Senhoria o meu afastamento do Conselho Municipal de Educação. Alego motivos de desapreço, desrespeito, falta de apoio do Poder Executivo e da Secretaria Municipal de Educação no que tange as tomadas de decisões do conselho, apoio financeiro e motivos pessoais.
Quero ressaltar que foi uma honra poder ate agora ter participado efetivamente do processo de melhoramento educacional do nosso municipio. Percebo que na atual conjuntura o meu trabalho tem sido mal interpretado, não muito bem vindo e que o mesmo tem ocorrido com muitas dificuldades, o que não deveria existir, tendo em vista que mim foi colocado que teria total apoio por parte do Executivo e da Secretaria Municipal de Educação.
Desde já, agradeço a sua atenção e colaboração que se faz a este.
Com este requerimento, todos os membros do conselho afastaram-se dos seus cargos junto ao referido conselho.
O trabalho do conselho foi de seriedade e honestidade no que tange o uso racional dos recursos da educação e a qualidade do ensino. Trabalho este sempre deixado a margem pela secretária de educação e pelo prefeito, que sempre firmavam acordos de ajustes na melhoria educacional, mas por tras praticavam atos de pura politicagem e culpavam o conselho por estas ações.
Um exemplo deste descaso é o frequente atraso no pagamento dos servidores da educação junto ao FUNDEB, fechamento de escolas como a Cassimiro Monteiro em Boa Vista, e.t.c.
A crise não irá parar por ai. Sem o conselho os recursos não serão repassados ao municipio e enquanto não houver a comunicação ao minsiterio da educação e a devida autorização do mesmo para formação de um novo conselho, nossa educação vai igual a cantiga de perua - de pior a pior.
Cabe aqui uma investigação do Ministerio publico, para averiguar o descaso com a educação em nosso municipio. A secretária vai ter muito o que explicar.
Esperamos que o Poder Legislativo apoie esta iniciativa de demosntração de carater, honra e honestidade com o nosso povo por parte dos conselheiros.
E aqui fica o mais famoso ditado popular :" quem não pode com o pote, não pega na rudia". E o conselho fez o correto, não teve ajuda pra realizar o que merecia em nossa educação, um ajuste real e necessario.
Apoiamos incodicionalmente a atitude dos conselheiros.