FM Bom Lugar Ao Vivo

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Deputado Henrique na luta contra o câncer - ajudando o povo do RN.

Henrique Alves viabiliza autonomia de Mossoró no tratamento de câncer

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, discutiram com o presidente da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, Francisco Curie, a unificação das unidades de tratamento do câncer, em Mossoró, em uma instituição filantrópica única. O ministro assegurou que a prioridade dos recursos do SUS, após os investimentos em hospitais públicos, é para as instituições filantrópicas. Henrique Alves disse que a reivindicação de Mossoró está na linha das prioridades do ministério da Saúde.
A estrutura existente em Mossoró, com duas unidades em funcionamento e outra em construção, é suficiente para atender a demanda por cirurgias oncológicas na região; mas, segundo o médico Francisco Curie, os recursos conveniados com o SUS não cobrem as necessidades e nem os atuais serviços prestados pela Liga Mossoroense Contra o Câncer. Atualmente, são realizadas 4 mil atendimentos por mês e mais de 100 cirurgias oncológicas pela Liga Mossoroense, mas a demanda reprimida é de 400 cirurgias por mês.
Além da ampliação do teto para cirurgias na região, o deputado endossou o pleito da direção da Liga para aquisição de uma nova máquina de radioterapia. Por sugestão do ministro, o valor do equipamento de R$ 6 milhões poderá ser assegurado através de uma emenda de bancada ao Orçamento Geral da União (OGU).
Ampliação de hospitais
Na mesma visita do ministro da Saúde ao presidente da Câmara dos Deputados foram apresentados pelo deputado Nelter Queiroz os projetos de ampliação e reforma dos hospitais municipais de Jucurutu e Santana do Matos. Cada proposta está avaliada em torno de um milhão de reais com recursos de emendas parlamentares de Henrique Alves e do senador Paulo Davim.
Já o diretor do Hospital e Maternidade de Alexandria, Napoleão de Paiva, pediu a renovação do certificado de instituição filantrópica para a principal unidade de saúde do município.  O hospital Guiomar Fernandes é referência estatual em cirurgias de varises e só poder ser conveniado ao SUS com o certificado de filantropia atualizado. O deputado Henrique Alves destinou uma emenda parlamentar de R$ 450 mil para a compra de novos equipamentos para o hospital de Alexandria.
fonte:imprensa.henriqueeduardoalves@gmail.com

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Diretor do CDP de Apodi esclarece sobre recursos que mantém centro prisional

ESCLARECIMENTO
Quero informar que O CDP de Apodi não recebe recursos para sua manutenção. Funcionamos no prédio da Delegacia de Policia Civil da cidade, onde ocupamos quatro celas e um escritório. Custodiamos cerca de 50 presos. São pessoas de Apodi e em sua maioria pessoas humildes, sem recursos, nada mais justo que a Prefeitura da cidade seja parceira do CDP e ajude no trabalho de ressocialização desses apenados. 
O Governo do Estado garante água, luz, alimentação e o nosso trabalho.
Repito. Não dispomos de orçamento. Antes a gestão passada apoiava nosso trabalho e não criava dificuldades.
Realmente a Prefeitura do Apodi não tem obrigação de manter um CDP funcionando, mas quando gestor tem boa vontade ele faz e sem alarde.
Logo quando se elegeu o prefeito de Apodi, fez uma visita ao CDP de Apodi, e anunciou a construção de uma sala de aula. Ele não tem obrigação, mas foi lá fazer essa promessa e ate o momento não cumpriu. 
Algumas pessoas aqui criticam o nosso trabalho e em especial a direção da unidade pelo fato da gente solicitar um caminhão para limpar uma fossa. Imagine essa pessoa que esta criticando tivesse um pai ou filho preso, e na cela em que estivesse preso, a fossa estivesse cheia e o vaso sanitário jorrando fezes para o interior da cela?
Será que você que esta me criticando iria me criticar porque estou tentando resolver o problema?
Será que se o prefeito garantisse a limpeza semanal da fossa do CDP, remédios e tratamento dentário para os 50 apenados, a Prefeitura do Apodi iria comprometer seus serviços. 
Preso também é gente.

Fonte: Blog do Josenias de Freitas