FM Bom Lugar Ao Vivo

domingo, 22 de março de 2009

ADUTORA DO ALTO OESTE É REALIDADE

Governadora Wilma de Faria e o vice Iberê Ferreira
Em encontro que marcou as comemorações do dia Internacional da Água, a Governadora Wilma de Faria assina Ordem de Serviço (OS) para a construção da Adutora do Alto Oeste, que será executada em uma só etapa e irá beneficiar cerca de 208 mil pessoas em especial da zona rural. Serão atendidos 26 municipios, 65 comunidades rurais e 2 distritos, num total de mais de 300 km de rede. A obra será iniciada neste mês de março e tem previsão de conclusão em junho de 2010, mas o Secretario de Recursoso Hidricos e Vice Governador Iberê Ferreira acredita que a obra será entregue a populaçaão ainda no final deste ano. A adutora parte da barragem de Santa Cruz do Apodi e atenderá os seguintes municipios, através de dois sub-sistemas: Sub Sistema Santa Cruz: fonte: Barragem de Santa Cruz e municipios - Martins, Itau, Lucrecia, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Umarizal, Taboleiro Grande, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Antonio Martins, Olho d'água dos Borges, Riacho da Cruz e João Dias; no Sub Sistema Pau dos Ferros são esses os municipios atendidos: São Francisco do Oeste, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Luis Gomes, Pilões, Alexandria, Major Sales, Jose da Penha, Riacho de Santana, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias e Água Nova. A obra esta orçada em R$128 milhoes, mas segunda a Governadora irá ultrapassar os R$150 milhoes até o seu final.
Diversos Prefeitos da região estiveram no evento, dentre eles o Prefeito de Severiano Melo - Silvestre Monteiro e a Prefeita de Rodolfo Fernandes Bernadete Queiroz. Tambem estavam no evento os Deputados Federal Henrique Alves (PMDB), Sandra Rosado (PSB) e João Maia (PR). O Deputado João Maia ressaltou a importancia da adutora para a regiao, em especial para o homem do campo que agora terá água de qualidade em sua casa. a Governadora além da autorização para inicio da obra, ressaltou como sera o sistema de gerenciamento e anunciou que paralelo as obras da adutora estarão sendo realizadas obras para o saneamento e gestão de residuos sólidos. A adutora nas 65 comunidades rurais, será gerenciada por um consorcio de saneamento gerenciado pela própria comunidade atendida. A gestão integrada de residuos sólidos ja é uma realidade em alguns municipios entre eles o Lucrecia e Taboleiro Grande. No futuro o sistema será beneficado pela transposição das águas do Rio São Francisco e receberá o que o Governo determina de Adutora Expressa.
Nós da região só temos a agradecer por esta importante obra, que apesar de nosso municipio não ser contemplado no seu total, mas a Comunidade de Malhada Vermelha te~´a de uma vez por todas resolvido o seu problema de água para consumo humano, e acaba-se asssim as humilhaçõe sofridas por aquela população, em especial por parte de alguns funcionarios da CAERN.

3 comentários:

  1. Finalmente essa governadora vai fazer algo que preste para o nosso Municipio, fora isso nada ela tem feito pela sofrida terrinha Severiano Melo.

    ResponderExcluir
  2. é isso ai elba concordo com vc.............

    ResponderExcluir
  3. e isso ai elba concordo com vc

    ResponderExcluir