FM Bom Lugar Ao Vivo

quinta-feira, 30 de julho de 2009

ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE MALHADA REALIZA CURSO

Visando capacitar os pescadores, e deixa-los informados das novas tecnologias da pesca a Associação do psicultores e pescadores de Malhada Vermelha, esta realizando nesta semana um curso voltado para a melhoria da qualidade de vida e do trabalho dos pescadores do nosso municipio. E ainda tem pescador que não acredita na Associação. Mais um exemplo de trabalho e luta pelo nosso povo. Parabens a todos os associados e especialmente a Maurilio Torres, incansavel nesta luta.

MUITA EMOÇÃO NO SEPULTAMENTO DO EX VEREADOR TETA MELO

Francisco de Holanda Melo - Teta Melo, falecido na madrugada desta quarta feira, na cidade de Mossoró, foi Vereador por tres mandatos no município de Severiano Melo. Um exemplo de pai, homem honesto e trabalhador, conseguiu um feito historico. Criar 15 filhos com o trabalho de agricultor em sua pequena propriedade rural, na comunidade de Passagem Limpa. Teta tinha orgulho em dizer que criou e educou seus filhos com o suor do seu trabalho. Numa época sem acesso a creditos bancarios, tecnologias e assitencia especializada, Teta desbravou as terras da Passagem Limpa e ali edificou um a solida familia e deu renda e trabalho a muitas outras. A historia de vida deste homem, desbravador de nosso municipio e cidadão amante da Patria, valorizava a "farda" - Exercito Brasileiro e dizia que lá se aprendia a ser homem, pois o mesmo foi ex combatente, quando da segunda guerra mundial, não chegando a ir para a batalha por questões de horas, quando estavam para embarcar chegou a noticia que a guerra havia acabado. Teta Melo deixou um legado para todos nós. sua trajetoria de vida foi de sucesso e baseada no trabalho, honestidade e amor a familia. Sei que toda a familia sente sua partida, mas quero que todos os 15 filhos, 40 netos e 04 bisnetos saibam que tenho orgulho de te-lo conhecido e ter tido a oportunidade de conhecer um pouco de sua historia. Obrigado Teta Melo pelo exemplo de ser humano que voce foi. Que Deus o receba e permita que voce continue a nos guardar junto ao nosso pai. A Câmara Municipal ficou devendo a justa homenagem a este homem forte com o nosso povo, por que ser Vereador sem receber salario, só amando muito nossa terra. Espero ao menos alguma comenda de honra ao merito para este bravo heroi. E nossa sugestão é que algum vereador apresente um projeto denominado de vila Vereador Teta Melo, a atual vila pereiral.

terça-feira, 28 de julho de 2009

IBGE FARÁ REUNIÕES NOS MUNICIPIOS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica -IBGE, irá realizar reuniões em todos os municipios do pais para apresentar o novo padrão de levantamento de dados populacional que será implantado e realizado no ano de 2010. Segundo o representante do òrgão, o senhor Moisés, o recenseamento que é realizado no Brasil a cada dez anos, acontecerá no proximo ano e para isto o IBGE está esclarecendo a população sobre como isto irá ocorrer, e cada municipio terá sua Comissão Municipal de Geografia e Estatistica para acompanhar todo o processo. Em contato com o mesmo na Câmara municipal de Apodi, o presidente da FM BOM LUGAR, Elano Ferreira, questionou sobre as areas de litigio envolvendo os Municipios de Severiano, Apodi e Itau, e todas estas duvidas serão tiradas na reunião dia 03/08( segunda feira) às 10:30 na Câmara Municipal de Severiano Melo, mas antes, às 08:00 horas será no plenario da Câmara Municipal de Apodi, onde pretendemos levar dados a serem apresentados sobre a area de Floresta. "SEmpre estivemos nesta luta por nossos direitos e agora temos mais uma oportunidade de rever este equivoco. Seguiremos também para Itau, ainda não sabemos o local e hora, mas acreditamos ser na Câmara na parte da tarde, vamos conferir e acompanhar tudo de perto. Temos certeza de que a vontade do povo é soberana e irá prevalecer." Disse Elano Ferreira. Todos os detalhes da reunião serão repassados no programa VOZ DA COMUNIDADE onde tentaremos uma entrevista com os representantes do IBGE.

PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA LIMPEZA EM MALHADA VERMELHA

Numa ação inusitada, a Prefeitura Municipal de Severiano Melo, contrata mão de obra local para a capina do mato que estava tomando conta da nossa comunidade. O setor da entrada da comunidade encntra-se limpo, e os serviços adentram na comunidade, acreditamos que todas as ruas estarão limpas em breve. Ao menos assim esperamos. Visando contribuir com a limpeza o ex vereador Elano Ferreira colocou seu trator para a retirada do material das ruas da comunidade. Mesmo, aplaudindo a ação de limpeza publica, cobramos mais ação com relação ao transporte escolar, o onibus da prefeitura quebrou na sexta feira, e nesses dois dias (segunda e terça) o poder publico não colocou outro veiculo para efetuar o transporte escolar e mais uma vez os alunos do São Dimas, Malhada e Gitirana não vão ás aulas. Triste para nossos jovens, mas vamos procurar informações do que esta sendo feito para sanar o problema.

sábado, 25 de julho de 2009

CRESCE O NUMERO DE ADOLESCENTES EM BARES.

Cena cada vez mais comum de vermos nos bares de nosso municipio, é a presença de menores ingerindo bebidas alcóolicas e principalmente de meninas a partir de 12 anos sendo assediadas por adultos. Nos causa revolta vermos homens adultos utilizando-se muitas vezes de recursos finaceiros (carro, moto) para influenciar estas crianças e despertar nelas o interesse por eles e a partir dai inicia-se a prostituição infantil. Precisa com urgencia das autoridades do municipio. buscarem ajuda do judiciario a fim de coibir este crime em nossa terra. Esperamos que o Minsiterio Publico aja imediatamente neste caso.

PESCADORES REALIZAM REUNIÃO EM MALHADA VERMELHA

Aconteceu hoje (25/06) às 10:00 horas, uma reunião da Associação dos psicultores e pescadores de malhada Vermelha, tendo como pauta o cumprimento das Leis que proibem a pesca predatoria e o uso de material de pesca que podem causar danos ambientais. coma mais de 40 pessoas, dentre elas 25 sócios da associação e demais pescadores de Malhada, Pitombeira e Gitirana, foi exposto a impórtancia do trabalho associativista. Estiveram presentes, além dos pescadores, o senhor Luis Marinho presidente da colonia de pescadores de Apodi, o Sargento de Policia de nosso Municipio, o Secretario Municipal de Agricultura - Engenheiro Agronomo Aldesandro Morais e o Presidente da ACOGEM/FM BOM LUGAR, o Engenheiro Agronomo Elano Ferreira. A principal preocupação dos pescadores é o uso de material de pesca (batidas, redes de arrasto), que estão prejudicando a pesca artezanal praticada por muitos pescadores da região e tambem o stress gerado aos peixes criados nos tanques redes. Paralelo a esta preocupação, e não menos importante esta a qualidade da água, uma vez que é uma das unicas fontes utilizadas pela população de Malhada.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

CHUVAS CONTINUAM A CAIR EM NOSSO MUNICIPIO

Ao contrario do que estamos acostumados a ver, o inverno ainda não acabou, nos ultimos quatro dias as chuvas tem atingido nosso municipio, e especialmente em Malhada Vermelha ela tem chegado com intensidade de começo de inverno. A preocupação dos produtores de castanha é se ela ira durar mais dias e se isto não atrapalhará a safra da castanha, uma vez que a alta humidade favorece o surgimento da Antracnose, fungo que causa a queima do caju e castanha e que comumente este fator é atribuido aos relampagos. Uma coisa é certa, é muito bom para a forragem, vazantes e tem ainda produtor aprontando terras para o plantio de sorgo, especialmente nas areas de baixios (solos aluviões). É torcer para tudo dar certo no final.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

VANDALOS DEPEDRAM SEDE DA FM BOM LUGAR

Terça feira a noite, uma turma de jovens, sem nenhum compromisso com o desenvolvimento de nossa terra, quebraram a vidraça de uma das portas do predio onde funciona a FM BOM LUGAR. Nós da direção da mesma, já temos pistas dos autores e hoje procuramos a delegacia de policia para prestar queixa, mas infelizmente o Sargento de policia não se encontrava. E para nossa maior tristeza, mais uma vez, a exemplo do que sempre ocorreu nos ultimos anos, a delegacia esta sem condições de trabalho, somente um policial, sem impressora e/ou qualquer outro material de expediente para atender ao publico. Como se não bastasse, a viatura esta quebrada e nada tem sido feito para concerta-la. O poder publico municipal que pertence a base do governo do Estado, bem que poderia buscar uma nova viatura para o nosso município. De nossa parte só nos resta esperar para conversarmos com o sargento e tambem com o Delegado civil Dr. Célio Fonseca para tentar resolver o problema da FM, e tambem no que poderemos ajudar na segurança de nossos municipes.

AMANHECER DO DIA EM MALHADA VERMELHA

o sol surge com timidez por sobre o açude de Vovô Raimundo
Entrada da Malhada ( baixa proximo a minha casa) - foto Elano
Nos ultimos dias, as imagens do amanecer do dia em nossa terrinha querida, estão paradisiacas, parece que estamos em cenas de filmes em cenarios da europa, mas é a temperatura e a mudança de estação que proporcionam este espetaculo, que também com frequencia é seguido de fortes chuvas, ou simplesmente de fino "sereno". Observamos, o surgimento do astro rei - sol, timidamente por trás do intenso nevoeiro. Muito Lindo de se ver. Coisas simples, mas que nos permitem analisar qual o nosso papel na conservação do nosso planeta, para que cenas como estas tenham duração infinita. Que nossos netos e demais descendentes possam ter o privilégio de ver esta maravilha da natureza.

SHOW DE VIOLA EM SANTO ANTONIO

Poetas Antonio Nunes e Raimundo Lira
Seguindo a tradição de cinco anos de realização de cantorias em sua residência, o poeta Josimar Holanda, promoveu neste dia 11 de julho um show de viola com os poetas demosntrando a sabedoria popular em verso e prosa. O poeta Antonio Nunes de França, diante dos seus 70 anos de idade não se mostrou cansado, mas pelo contrario deu um verdadeiro show que foi logo seguido pelo companheiro Raimndo Lira. Presença marcante, não só da comunidade de Santo Antonio, mas de todo o municipio de Severiano Melo. Nós da FM BOM LUGAR, através do programa Na Prosa e no Verso que esta no ar todos os sabados de 11 às 13 horas, onde a cultura popular é o carro chefe, e também a interação com os ouvintes. Parabenizamos o poeta Josimar Holanda e convidamos para mais um show de viola, desta vez na casa do senhor Ambrosio em Severiano Melo, no dia 08/08. Estaremos lá para conferir. Lembrando que a FM BOM LUGAR esta programando um encontro de violas, estamos decidindo data e poetas participantes, em breve divulgaremos os detalhes.

terça-feira, 14 de julho de 2009

REPASSE DO FUNDEB PARA SEVERIANO MELO DARIA PARA PAGAR A FOLHA DA EDUCAÇÃO EM 30 DE JUNHO

Não dá para entender o que está ocorrendo em Severiano Melo, com relação ao FUNDEB, após o enxugamento da folha,realizado em março, sobraria uma quantia de R$15.000,00 e isto daria condições para o pagamento de todas as despesas até o final de cada mês. Segundo o Sindicato dos Servidores, a folhe do FUNDEB 60% gira em torno de R$86.000,00, e quando acessamos o site do Banco do Brasil - http://www.bb.com.br/, pbservamos que no mês de junho os recursos foram da ordemde R$145.542,39, faltando a contrapartida da prefeitura, se calcularmos 60%, daria um total de R$ 87.325,43, ou seja, o suficiente para suprir as despesas da folha do pagamento de professores em especial e de todos os funcionarios da educação em geral. Portanto, não sabemos o que o Prefeito quer com esta ação, mas uma coisa é certa os profissionais da área e osindicato estão de olho. Não dá para enganar, ou simplesmente dizer que não entrou recursos, por que tudo está disponivel no site do bb ou no do governo federal. Vamos ter seriedade nas ações porque tudo isto é passivel de punição, pelos preceitos da Lei.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO PARAM ATIVIDADES EM SEVERIANO MELO

Assembleia dos servidores da educação
sindicato mobiliza servidores em assembléia
O Sindicato dos Servidores municipais de Itau e Severiano Melo, reuniu nesta manha de quinta feira, às 08 horas os servidores da Educação do Municipio, para discutir os problemas e deliberar ações para soluciona´-los. Dentre os assuntos em pauta estavam: A nomeação dos conselhos do FUNDEB e CAE (alimentação escolar); o novo piso salarial dos professores; o pagamento dos salarios que estão em atraso e o transporte escolar. Foi exposto o problema inicial, referente ao conselho do FUNDEB, e constatou-se que há mais de dois meses o municipio encontra-se sem este conselho, que mesmo tendo todos os seus conselheiros sido escolhidos pelas categorias de direito representadas, o simples ato de baixar uma portaria de nomeação dos mesmos não foi realizado pelo Executivo Municipal. A gravidade do problema dá-se, não só pelo fato da não fiscalização das contas, mas sim, porque o Executivo infringiu a Lei nº. 11.494/2007, ou Lei do FUNDEB, que diz dentre outras coisas: Obrigações do Poder Executivo em relação ao Conselho do FUNDEB - 1- ofercer apoio que assegure o seu funcionamento, garantindo material e condições, como local para reuniões, meio de transporte, materiais, equipementos e.t.c...permitindo que o conselho desempenhe suas atividades e efetivamente exerça suas funções com AUTONOMIA; 2 - Elaborar e disponibilizar, mensalmente, os registros contábeis e os demonstrattivos gerenciais mensais e atualizados relativos aos recursos repassados ou recebidos à conta do fundo...; são esses os principios básicos das obrigações, claro que aqui resumidos. A Lei do Fundeb, reza ainda que: "A GESTÃO DOS RECURSOS É DE RESPONSABILIDADE DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO E DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, QUE TÊM A RSPONSABILIDADE DE APLICÁ-LOS ADEQUADAMENTE, COMO DETERMINA A LEI." A Lei também prever as penalidades para os municipios e para os prefeitos. Senão vejamos: para o chefe do Poder Executivo: sujeição a processo por crime de responsabilidade, com penas que variam de prisão , multa ou casação de direitos politicos e perda de mandato. Outro problema é o atraso no pagamento dos salarios dos servidores da educação, dos 60% e 40%, que também fere a Lei do FUNDEB e a Constituição Federal e a LEi federal nº9.394/96 ou lei diretrizes e bases da educação. Paralelo a isto, a alimentação na escola, também esta sem o seu devido conselho e foi denunciado a má qualidade dos produtos oferecidos na merenda escolar, o que fere a Lei que rege o alimentação escolar. Outro ponto grave é com relação ao transporte escolar, que além de muitas vezes não cumprirem os seus roteiros, estão com os pagamentos atrasados em tres meses. A comunidade de Santo Antonio a mais de quatro meses os estudantes estão sem o transporte integral, tendo que andar mais de quatro km a pé para pegar o onibus escolar. Da assembléia foram criadas tres comissões, uma para auxiliar na implantação do novo piso salarial, outra para avaliar os transportes escolares e uma terceira para fiscalizar a merenda escolar. esperamos com isto abrir os olhos do Executivo Municipal em ver que as coisas estão de mau a pior na educação e em outros setores da administração. aguardemos pois.

terça-feira, 7 de julho de 2009

PRESIDENTE DA FM BOM LUGAR VAI A NATAL

O Presidente da FM BOM LUGAR, Elano Ferreira, viaja até a nossa capital nesta quarta feira, onde juntamente com o Vereador Paulo Telecio, buscam apoio para trazer melhorias para Apodi e Severiano Melo. O Presidente da Câmara de Apodi, João Evangelista, já se encontra na capital e aguarda a chegada dos dois. Na pauta da Viagem, está o trabalho do Vereador Paulo Telecio, junto a area de Saúde, onde busca apoio junto ao gabinete do Deputado Lavoisier Maia, através do Dr. Lauro Maia na tentativa de melhorar suas condições de trabalho. Também na agenda dos dois Vereadores apodienses, está a busca por apoio a Fundação para o Desenvolvimento de Melancias e outras ações para o desenvolvimento de Apodi. Já o Presidente da FM BOM LUGAR, busca apoio cultural para a manutenção da rádio e o desenvolvimento de projetos sociais através da Associação de Comunicação e Cultura Genildo Melo. Além disto, Elano tem encontro para discutir a questão das casas populares que foram condenadas em 2005 e que até agora nada foi feito, também leva na bagagem o problema das áreas de litigio do municipio, onde pretende conversar com a Comissão de constituição e Justiça da Assembléia Legislativa afim de buscar apoio nesta luta. Mesmo com o recesso, ja existe agendado encontros com Lauro Maia, e aguardando a confirmação com o Deputado João Maia. "Esperamos encontrar apoio para nossas reivindicações e conseguir o melhor para Severiano Melo e Apodi". Frisou Elano Ferreira.