FM Bom Lugar Ao Vivo

sábado, 7 de setembro de 2013


Baixe Rn livre de febre Aftosa fot ivanizio Ramos14.jpg (312,9 KB)
Henrique Alves comemora ato que reconhece o RN livre da febre aftosa
Natal (RN) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou nesta sexta-feira (6), da solenidade de assinatura do ato que reconheceu o Rio Grande do Norte como área livre da febre aftosa com vacinação. O estado era área de risco médio. O ato foi assinado entre o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e a governadora Rosalba Ciarlini. O deputado Henrique Alves também assinou o documento como testemunha do momento, considerado histórico para o Rio Grande do Norte.
Na solenidade, no parque de exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, Henrique Alves alertou as demais autoridades e os produtores rurais: “Não podemos cometer uma falha sequer. Esse crédito do Ministério da Agricultura ainda depende de uma fiscalização internacional para validar esse status”, ressaltou. A previsão é de que esse reconhecimento conjunto, válido para todo o Nordeste com 22 milhões de bovinos, seja oficializado no início do próximo ano.
Henrique Alves fez uma retrospectiva da luta, iniciada ainda pelo ex-ministro Mendes Ribeiro, para avançar na avaliação sanitária do rebanho potiguar. “Já podemos comemorar, pois esse reconhecimento vai abrir nossas porteiras para novos investimentos nas fazendas”, adiantou.  Os produtores rurais, vão continuar vacinando seus animais duas vezes por ano até a área livre obter o status “sem vacinação”. A partir do reconhecimento internacional, o trânsito de animais vivos será liberado para todas as demais regiões do Brasil e não haverá restrições para as exportações de carnes e outro produtos de origem animal e até vegetal, além de crustáceos.
O deputado ainda reconheceu a importância do produtor rural para a economia potiguar e brasileira. “Esse setor é o mais sofrido. É quem mais trabalha e o que apresenta os melhores resultados para o equilíbrio da balança comercial”. O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte, José Vieira, também foi enfático: “Essa grande conquista precisa de permanente vigilância pois além da valorização dos rebanhos e das propriedades, conquistaremos novos mercados”.
 O ministro Antônio Andrade e a governadora Rosalba Cialrni reconheceram o esforço de Henrique Eduardo Alves em defesa dos interesses do Rio Grande do Norte. “O deputado foi um colaborador permanente nessa luta para não passarmos a vergonha de sermos o único estado do Nordeste que ainda não era reconhecido como livre da aftosa”, disse Rosalba. Já o ministro considerou o presidente da Câmara dos Deputados um lutador. “Que esse exemplo sirva de lição. Demorou muito, mas o estado hoje se liberta com esse gesto de confiança”, concluiu.
Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados
Twitter: @HenriqueEAlves
Fotos: Ivanizio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário