FM Bom Lugar Ao Vivo

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ex vereador e atual suplente assume vaga.

Ocorreu hoje a tarde a posse do suplente de Vereador do Partido da Republica (PR), Elano Ferreira que assume o lugar do Vereador do PSDB Bruno Melo, que licenciou-se por três meses para tratar de assuntos particulares, dentre eles, pleitear vaga no curso de medicina, e ampliar as bases do PSDB na região oeste, ao lado do presidente estadual  Rogério Marinho. 
A sessão solene contou com a presença dos vereadores: Rubens Ferreira (PP) - presidente da casa, Berg Monteiro (PP) , Sezinildo Melo (PSD), Dadilson Matias (PHS), Gilson Carvalho (PTB) e do vereador licenciado Bruno Melo (PSDB) além de Redijania Gomes e Heloysa Ferreira (esposa e filha), representando o nobre parlamentar Coitinho o seu filho e amigo Dadado presidente do PHS, além do presidente da Associação APABASEV Nilo Enéas.
A sessão foi simples, como simples são os que lá estavam. Elano prometeu trabalhar em dobro e que a responsabilidade aumenta em substituir um vereador da qualidade de Bruno Melo. Além da equipe da secretaria Atuana e Maria.






sábado, 12 de outubro de 2013

VALE LEMBRAR ESTA DATA MEMORÁVEL E ENTENDER UM POUCO DO FUNCAJU

Senado aprova fundo de apoio ao cultivo de caju

Projeto tramitava há 13 anos no Congresso Nacional. Texto aprovado autoriza governo a criar fundo para estimular produção de caju, estratégica para o Ceará

MAURI MELO
Caju ocupa segundo lugar na pauta de exportações cearense

O Senado aprovou, na noite de ontem, a criação do Fundo de Apoio à Cajucultura (Funcaju), que destinará recursos federais ao apoio tecnológico ao aumento da produção, ao treinamento de mão-de-obra e ao financiamento da expansão da cadeia produtiva do caju. Antiga bandeira da bancada cearense, o projeto tramita há 13 anos no Congresso Nacional.
 
O texto aprovado teve  como relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o senador cearense Eunício Oliveira (PMDB). A versão aprovada resgatou a redação da ementa e do artigo 1º do texto original, de autoria do então senador cearense Luiz Pontes (PSDB), aprovado pelo Senado em 2001.
O projeto autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo, que tem objetivo ainda de financiar a infraestrutura de produção e comercialização do caju, incentivar a exportação e desenvolver pesquisas quanto à qualidade e produtividade.
O caráter autorizativo, previsto no projeto de Luiz Pontes, foi determinante para a aprovação, depois de anos sem acordo. Caberá ao Governo Federal institui-lo e regulamentá-lo.
Eunício destacou que o caju corresponde a 337 mil hectares plantados no Ceará e movimenta R$ 150 milhões em exportações no Estado.
Conforme dados do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento de Castanha de Caju (Sindicaju), apresentados pela assessoria de Eunício, a cadeia da cajucultura ocupa segundo lugar na pauta de exportações cearense, atrás apenas da indústria de calçados. Em todo o Nordeste, estima-se que haja 300 mil trabalhadores empregados na atividade.

O Funcaju será constituído por recursos da União e créditos adicionais que lhe forem atribuídos pela lei orçamentária, doações e contribuições de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, e de pessoas físicas, além de recursos de convênios com instituições públicas e privadas; e rendimentos de aplicações financeiras. (com informações da Agência Senado)
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
O projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. É previsto prazo de 90 dias para regulamentar a lei que viabilizará o funcionamento do Funcaju.
Lembrando em tempo que esta matéria foi veiculada no jornal http://www.opovo.com.br em 15/05/2013.
.

PRODUTORES DE CAJU SE REUNIRÃO DIA 20/10

Após escutarmos vários produtores de caju da nossa região, bem como sentirmos na própria pele a triste realidade em que se encontra o setor, em especial neste momento o comércio do caju "in natura", hoje no programa Na Prosa e No Verso pela FM BOM LUGAR, proferimos um rápido debate com o produtor Fernando de Teta e depois de várias ligações telefônicas de produtores agendamos uma reunião que ocorrerá no dia 20/10/2013 às 09:00 horas no Centro de Convivência do Idoso - CCI - Dona Mariinha - para debatermos a cajucultura e em especial o preço do caju e da castanha, bem como o FUNCAJU, recentemente aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidente Dilma.
Para o encontro, convidamos todos os produtores de caju, bem como representantes dos poderes públicos - Executivo e Legislativo da região produtora de caju.
Pedimos a todos os amigos blogueiros que divulguem esta matéria, bem como através de facebook e pessoalmente a cada produtor para se fazer comparecer nesta reunião, em especial os produtores da região Oeste que lidam diretamente com as indústria de beneficiamento de caju (Severiano Melo, Itau, Rodolfo Fernandes, Apodi, Caraúbas, Portalegre e demais).
Os produtores de caju de Severiano Melo já demonstraram no ano de 2011 que são capazes de lutar por melhorias, quem não lembra desse movimento?




Temos qualidade humana e em produtos, então merecemos respeito.

SOMOS ZÉ DO CAJU, MERECEMOS RESPEITO. Conforme foi criado pelo nosso amigo cearense Normando, um Zé do caju arretado que tive prazer de conhecer quando da audiência pública na Assembléia legislativa no nosso RN, promovida pelo Deputado Gustavo Fernandes.

Arte do blog: souprodutordecaju.blogspot.com dos amigos cearenses

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CENTRO ONCOLÓGICO E HEMATOLÓGICO DE MOSSORÓ

Nos últimos meses tenho estado com certa frequência no Centro Oncológico e Hematológico de Mossoró e no Hospital da Solidariedade que tem a frente o médico - humanitarista Dr. CURE MEDEIROS. Os dois locais estão repletos de funcionários da mais alta qualidade e também de pessoas de toda a região oeste do Estado do RN, que buscam tratamento para diagnosticar e combater o câncer nas suas diversas formas. 
Entretanto, nos últimos meses o Centro Oncológico ou hospital do câncer como é mais conhecido passa por dificuldades financeiras, principalmente em virtude da Prefeitura Municipal de Mossoró não ter repassado os recursos dos últimos cinco meses, o que atrasou o pagamento de médicos e outros profissionais, o que acarretou a suspensão das cirurgias. 
No nosso entendimento isto é um crime contra a vida, uma vez que qualquer minuto é fundamental para salvar uma vida quando se trata de câncer. Acredito que o Ministério Público irá dar uma solução urgente para o impasse.
Além dessa dificuldade financeira, o banco de sangue do hospital está com baixo estoque e necessita urgente de doadores para suplantar o seu estoque e dar mais segurança aos pacientes que por ventura necessitem de sangue para o seu tratamento.
Começaremos uma campanha como fizemos no ano de 2012 para trazer o ônibus do hemocentro para nossa cidade, algumas pessoas já nos procuraram para serem doadores. Precisamos também de doadores de órgãos, e isto podemos nos tornar doadores e receber a certidão através do site www.tjrn.jus.br com o projeto DOAR É LEGAL, vejam:

Projeto Doar é Legal


O TJRN, com o intuito de incentivar a doação de órgãos, faz parte do time dos Tjs que participam do Projeto Doar é Legal de iniciativa e execução do TJRS e coordenação do CNJ. O objetivo do projeto é mostrar a sociedade a importância de ser um doador de órgãos.
A ideia é que as pessoas manifestem essa iniciativa para todos os familiares, pois só eles podem autorizar a doação e oferecer uma nova oportunidade de vida a pessoas enfermas.
Para fazer parte dessa rede de solidariedade é fácil, basta acessar o link: http://doarelegal.tjrs.jus.br/e preencher o cadastro. Após a confirmação, a certidão será gerada e você já faz parte do grupo de doares. 

ACESSE E DOE, POIS "POST MORTEM" ELES NÃO NOS SERVEM MAIS.

A BOM LUGAR FM ENTRA DE CORPO E ALMA NO OUTUBRO ROSA

Previna nove problemas femininos com a ajuda da alimentação

Dieta adequada protege contra câncer de mama, depressão e osteoporose

                 
 Que uma boa alimentação traz benefícios enormes para a saúde, ninguém discute. Além de deixar a mente mais ligada, uma dieta equilibrada está diretamente ligada à prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto. "No entanto, poucas mulheres sabem que problemas típicos de seu gênero também podem ser prevenidos com ajuda da dieta", afirma a nutricionista Camila Freitas, da Vittali, em São Paulo. Pensando nisso, no Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher (28 de maio), listamos algumas complicações que são mais comuns no universo feminino e montamos um cardápio com os alimentos campeões para combater tais males:

Câncer de mama

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama está entre as dez doenças que mais matam mulheres no Brasil. Segundo a nutricionista Débora La Regina, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), uma dieta balanceada por contribuir diretamente na prevenção do câncer de mama. "Isso acontece porque, na maioria das vezes, faltam nutrientes essenciais na alimentação da mulher que ajudariam na prevenção desse tipo de câncer", diz.

Um estudo realizado pela Boston University e publicado no jornal American Journal of Epidemiology descobriu que mulheres que comem duas porções de vegetais por dia têm 45% menos chances de desenvolver câncer de mama. Segundo a pesquisa, alimentos como brócolis, mostarda, couve e hortaliças verdes desempenham um papel ainda maior na redução de chances de câncer de mama, pois são ricos em glucosinolatos, aminoácidos que tem uma função importante na prevenção e tratamento da doença. Além deles, outros alimentos como alho, nabo, alface, abóbora e espinafre possuem menores quantidades de gluconisolatos, e devem fazer parte da dieta.

Câncer de colo do útero

Geralmente causado pelo vírus do HPV, o câncer de colo do útero é facilmente identificado em exames de rotina, como o papanicolau, a colposcopia e a biópsia. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença apresenta 18.430 novos casos por ano. Além de evitar os fatores de risco mais comuns, como a diversidade de parceiros sem proteção, o tabagismo e a má higiene íntima, o câncer de colo do útero pode ser prevenido com a alimentação. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt (EUA) descobriu que consumir três ou mais porções de peixe por semana diminuía em 33% o risco de desenvolver câncer de colo do útero. De acordo com os autores, o poder anti-inflamatório do ômega 3, presente nos peixes, atua combatendo os pólipos adenomatosos - são crescimentos anormais na mucosa do cólon que podem se tornar um tumor. 

Dor de cabeça

 Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, 76% das brasileiras sofrem com algum tipo de dor de cabeça. Entre as principais causas de cefaleia no público feminino estão estresse, má alimentação e alterações hormonais típicas do ciclo menstrual. "Durante o período de TPM, o organismo das mulheres produz em excesso um grupo de hormônios chamados prostalginas, e essas altas taxas de hormônios são as responsáveis pelas dores articulares, musculares, cólicas e a também a enxaqueca e cefaleia", afirma a endocrinologista Amanda Athayde, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). 

Porém, uma pesquisa desenvolvida pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade Griffith, na Austrália, descobriu que uma dieta rica em vitaminas do complexo B pode ajudar a prevenir crises de enxaqueca. A nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, afirma que essas vitaminas, principalmente a B12, são fundamentais para o pleno funcionamento do sistema nervoso, evitando alterações de sensibilidade no corpo, que podem causar crises de enxaqueca. Ela explica que ao redor dos nossos nervos existe uma espécie de "capa de gordura", chamada bainha de mielina, que é fundamental para a passagem do estímulo nervoso e a proteção do nervo. "Na falta de B12, ocorre a desmielinização, que é uma espécie de defeito na bainha de mielina", completa Roseli. Fígado de boi, mariscos, ostras cruas, atum, ovos e leite são boas fontes dessa vitamina.


Osteoporose

"Durante a menopausa ocorre a diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio feminino imprescindível para manter a massa óssea, aumentando a incidência de osteoporose", diz a endocrinologista Amanda. O Ministério da Saúde afirma que a osteoporose atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo mais da metade mulheres, e 25% delas na pós menopausa. O principal causador da osteoporose é a deficiência em cálcio, nutriente responsável por calcificar os ossos. Para consumir as quantidades recomendadas de cálcio, o ideal é ingerir o equivalente a três copos de leite integral mais uma porção de queijo amarelo por dia. "Outros alimentos, como sementes e verduras verde-escuras também são ricas nesse nutriente, mas a melhor opção são mesmo o leite e seus derivados", afirma a nutricionista Camila Freitas, da Vittali, em São Paulo. 

Depressão

Um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 17 milhões de brasileiros sofram com depressão, sendo que a proporção é de duas mulheres para cada homem com a doença. De acordo com os especialistas, uma hipótese que justifica a maior prevalência em mulheres é que elas sofrem maiores oscilações hormonais, incluindo os níveis de serotonina, hormônio responsável pelo nosso bem-estar. "A doença pode acontecer porque a transmissão de serotonina não está tão efetiva quanto deveria no organismo, diminuindo o humor", explica a neurologista Dalva Lucia Rollemberg Poyares, da Unifesp.

A boa notícia é que um cardápio rico em vitamina D pode ser grande aliado contra a depressão. Pesquisadores da  Southwestern Medical Center, no Texas, Estados Unidos, encontraram ligação entre baixos níveis de vitamina e a doença após avaliarem mais de 12.600 participantes de estudos feitos entre 2006 e 2010. A principal fonte dessa vitamina é a luz solar, que estimula a produção da vitamina por nossa pele. A nutricionista Priscilla Baracat ensina que 10 a 15 minutos de contato com a luz do sol, de duas a três vezes por semana, evitando a exposição entre as 10h e 16h, já são suficientes. Outras fontes de vitamina D são: ovos, iogurte, fígado de boi, sardinha e óleo de fígado de bacalhau.

Menopausa

 Ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia, irritabilidade, entre outros sintomas, são característicos da menopausa, que afeta todas as mulheres, geralmente entre os 45 e os 55 anos de idade. Para se livrar das ondas de calor e da irritação, tão comuns na menopausa, invista em boas porções de soja. É o que afirma um estudo realizado pela Universidade de Delaware, nos Estado Unidos. Baseados na análise 19 estudos anteriores que envolveram mais de 1.200 mulheres, os cientistas descobriram que as isoflavonas presentes na soja têm um impacto direto na redução das ondas de calor e nas mudanças de humor. Para aproveitar esses benefícios, é necessário consumir pelo menos 54 miligramas de isoflavonas por dia - o equivalente a dois copos de leite de soja ou sete gramas de tofu.


Endometriose

 Caracterizada pelo crescimento do endométrio fora da cavidade uterina (trompas, ovários, intestinos e bexiga), a endometriose ainda não tem causas conhecidas e atinge cerca de seis milhões de brasileiras, sendo que até 50% delas podem ficar inférteis. Apesar de as causas diretas ainda serem desconhecidas, um estudo publicado na revista Human Reproduction e desenvolvido pela Universidade de Harvard (EUA) concluiu que mulheres que consomem muitos alimentos ricos em ômega 3 tem uma chance 22% menor de serem diagnosticadas com endometriose. "Além dos peixes como atum e salmão, outras ótimas fontes de ômega 3 são as oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas", diz a nutricionista Roseli. Para aproveitar os benefícios, basta consumir três unidades de qualquer uma delas por dia.

Infecção urinária

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 20% da população feminina brasileira apresenta o distúrbio, que é caracterizado por dores ao urinar e desejo súbito e intenso de urinar, sempre em pequenas quantidades. "As mulheres tendem a ter mais infecções que os homens porque têm uma uretra mais curta e próxima ao ânus", explica o urologista Milton Skaff, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Além dos hábitos de higiene íntima e da ingestão abundante de líquidos, a infecção urinária pode ser prevenida ou tratada com a ingestão de suco de cranberry, também chamada de mirtilo. É o que afirma um estudo publicado no Archives of Internal Medicine e desenvolvido por pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan, na China. Eles fizeram uma análise de mais de 10 testes clínicos feitos com a fruta, e descobriram que os riscos de uma infecção eram 62% maiores em mulheres que não consumiam cranberry. De acordo com o estudo, a hipótese que justificaria o efeito benéfico da fruta é a presença de compostos que inibem a aderência da bactéria Escherichia coli -  causadora da doença - na mucosa do trato urinário.

Hipotireoidismo

Segundo dados levantados pelo IBGE em 2011, cerca de 15% das mulheres adultas sofrem com o hipotireoidismo, incidência que é 10 vezes maior que nos homens. "Ela acontece principalmente no climatério, última menstruação antes da menopausa", diz a endocrinologista e metabologista Gláucia Duarte, da Universidade de São Paulo. "O hipotireoidismo mais comum acontece quando os próprios anticorpos do organismo encaram a glândula tireoide, como se ela fosse um corpo estranho no organismo", afirma. O que os pesquisadores da USP descobriram é que uma dieta rica em selênio é fundamental para o bom funcionamento da tireoide, prevenindo doenças relacionadas à glândula. "Uma boa fonte de selênio é a carne vermelha, também rica em zinco, outro nutriente importante para a produção hormonal", afirma a nutricionista Roseli. A especialista alerta, entretanto, que a carne também pode se tornar uma vilã da saúde, uma vez que contém quantias consideráveis de gordura saturada, prejudicial ao organismo quando em excesso. "Por isso, limite o consumo desse alimento a três bifes médios por semana", complementa. 


PARABENIZAMOS A TÉCNICA DE ENFERMAGEM GLÉCIA SOARES POR ESTAR TAMBÉM JUNTA A NÓS NESTA LUTA EM NOSSO MUNICÍPIO.

João Maia elogia contribuição do Governo Dilma no ensino profissionalizante / RN
 
O coordenador da bancada potiguar em Brasília, deputado federal João Maia (PR) esteve ao lado da presidenta Dilma Rousseff (PT) durante sua vinda ao Rio Grande do Norte para inaugurar, nesta quarta-feira (02) as unidades do IFRN em Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. Convidado pela própria Dilma, o deputado viajou com ela e outros potiguares no avião presidencial, e ao chegar em Ceará-Mirim, local oficial da cerimônia foi recebido pelos amigos e aliados, dentre eles o anfitrião da festa, o prefeito Antônio Peixoto (PR).
 
Em entrevista a imprensa que cobria o evento, João Maia destacou a contribuição que o Governo da presidenta Dilma Rousseff tem dado ao ensino profissionalizante no Estado. “A inauguração dos três IFRNs significa um salto de qualidade no ensino profissionalizante do Rio Grande do Norte. O compromisso da presidenta Dilma Rousseff com o esgotamento sanitário da cidade e a duplicação da entrada de Ceará-Mirim é motivo de júbilo para os cearamirinenses e toda a região”, avaliou. 

    Comissão Diretora Regional  -  RN

G7 Comunicação - (84) 2010.2816
Gustavo Farache - (84) 9983.0905 | 8899.0905
Twitter| @G7comunicacao1

NOVO PARTIDO SURGE NO RN COM DEPUTADO ATUANTE

DEPUTADO PAULINHO DA FORÇA E KELPS LIMA
SOLIDAIREDADE FORTE NO RN
KELPS VAI PRESIDIR O SOLIDARIEDADE NO RIO GRANDE DO NORTE

       O deputado estadual do Rio Grande do Norte, Kelps Lima, vai se filiar ao Solidariedade, novo partido político criado pelo deputado federal Paulinho da Força Sindical.
       A decisão foi tomada na manhã de segunda-feira, 30 de setembro, em café da manhã, em São Paulo, entre Kelps e o próprio presidente nacional da legenda.
       O Solidariedade será um dos cinco maiores partidos do Congresso Nacional, com mais de 30 deputados federais.
      Kelps vai se dedicar à montagem do Partido no Rio Grande do Norte, convidando pretensos pré-candidatos a deputado estadual e federal à se filiarem à sigla.

Deputado Kelps Lima
(84) 9986-1545
Assessoria de Imprensa (84) 9904-9683