FM Bom Lugar Ao Vivo

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

AMARELOU?

Jornalista da Globo: “Acendeu sinal amarelo na campanha de Henrique Alves”

Renata Lo Prete, do Jornal das Dez, aponta crescimento de Robinson Faria, principal adversário do PMDB

Henrique está com 40%, mas como Robinson Faria passou dos 20%, o sinal amarelo está aceso, segundo Renata Lo Prete. Foto: Heracles Dantas
Henrique está com 40%, mas como Robinson Faria passou dos 20%, o sinal amarelo está aceso, segundo Renata Lo Prete. Foto: Heracles Dantas
Ex-editora da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, e atual analista da TV Globo News, a jornalista Renata Lo Prete avaliou, nesta quinta-feira, durante participação no Jornal das Dez, a pesquisa Ibope que mediu a intenção de voto do eleitor potiguar na disputa pelo governo e o Senado nas eleições deste ano. Para ela, em que pese o candidato do PMDB, Henrique Alves, ter alcançado o patamar dos 40%, o resultado da pesquisa “acendeu o sinal amarelo” na campanha do atual presidente da Câmara dos Deputados, uma vez que a principal candidatura adversária, a do vice-governador Robinson Faria (PSD), ultrapassou a casa dos 20%.
De acordo com a analista, o quadro é preocupante para o peemedebista porque Henrique é apoiado por “um número grande de partidos e o segundo colocado, que é o atual vice-governador, que é do PSD, está mostrando um resultado”, ao ultrapassar o patamar superior aos 20% das intenções de voto.
A preocupação, de acordo com a jornalista, se deve ao fato de que a coligação de Henrique está sofrendo algum tipo de desgaste. “No RN com certeza acendeu o sinal amarelo na candidatura do Henrique Alves. Como, as pessoas podem perguntar, se ele está na faixa de 40% das intenções de voto? Por quê? Porque ele está apoiado por um número grande de partidos e o segundo colocado, que é o atual vice-governador, que é do PSD, está mostrando um resultado: já que subiu ao patamar na casa dos 20%. Isso aí preocupa, porque é uma coligação muito grande e é uma coligação que aparentemente está sofrendo algum tipo de desgaste”, avaliou.
A análise de Lo Prete se dá em cima do resultado da pesquisa Ibope, contratada pela Intertv Cabugi e divulgada na noite desta quinta-feira, no telejornal “RN 2ª Edição”. Os números do Ibope mostraram Henrique com 40% das intenções de voto, seguido por Robinson, com 28%, Robério Paulino (PSOL), com 2%, Simone Dutra (PSTU), com 2%, e Araken Farias (PSL), com 1%. 17% dos entrevistados responderam ninguém, branco ou nulo, e 10% não souberam responder. A pesquisa ouviu 812 eleitores.
SENADO
Lo Prete avalia que a candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), poderia ser beneficiada com o crescimento da campanha da presidenciável Marina Silva (PSB). Mas ressalta a dificuldade do fator Marina, tanto para Wilma, quanto para Henrique. Segundo a jornalista, Wilma está empatada com Fátima Bezerra (PT), mas não se beneficiará do bom momento de Marina, porque está num palanque com Henrique Alves, dentro de uma aliança reprovada pela ex-ministra do Meio Ambiente.
Para Lo Prete, o RN será um dos estados em que Marina não virá fazer campanha, para não se aproximar do palanque do candidato do PMDB. “Interessante mostrar que lá (no RN) a candidata ao Senado nessa coligação é do PSB, a ex-governadora Wilma de Faria. E ela está numa disputa acirrada, praticamente empatada, com a candidata do PT, que é a deputada federal Fátima Bezerra. O que é que isso significa? Que Wilma de Faria poderia se beneficiar de uma campanha de Marina Silva por essa chapa nesse estado. Mas Marina Silva não vai lá. O RN é um daqueles estados em que PSB fechou uma coligação com a qual a Rede não concordava e que, portanto, Marina não deve se aproximar desse palanque”, finalizou.

Conforme diz o velho ditado: " a corda arrebenta no lado mais fraco." Mas a justiça corrige.

Cosern “esclarece” que cobrança extra será por “erro na atualização do cadastro”

Cosern verificou irregularidade no perfil de consumo

Alguns consumidores não se enquadraram no perfil de consumo no cadastro. Foto: Divulgação
Alguns consumidores não se enquadraram no perfil de consumo no cadastro. Foto: Divulgação
Carolina Souza
acw.souza@gmail.com
O valor da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS que está sendo cobrado indevidamente a alguns consumidores da Cosern, conforme denunciado pelo O Jornal de Hoje na edição de ontem (28), foi motivado por uma ação fiscal da Secretaria de Estado da Tributação (SET), segundo informou a Companhia Energética do Rio Grande do Norte. Através de uma nota enviada a este vespertino, a Cosern esclarece que a ação da SET identificou que a documentação apresentada por esses consumidores “não corresponde com a sua real atividade”.
“A Cosern informa que o valor da diferença de alíquota de ICMS, constante nas contas de energia de algumas unidades consumidoras neste mês de agosto, foi motivada pela ação fiscal realizada pela Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte (SET/RN), a qual detectou que a documentação apresentada pelo consumidor à Cosern não corresponde com a sua real atividade, o que gerou a aplicação de alíquotas menores do que as devidas”, destaca a nota, encaminhada pelo Departamento de Comunicação da empresa.
Essa documentação dos consumidores que a Companhia se refere no texto é aquela que estabelece o pedido de ligação das unidades consumidoras (habitacionais/empresariais) à rede de distribuição de energia da Cosern. De acordo com o secretário de Tributação, José Airton, foi a coordenadoria de fiscalização da Secretaria de Tributação quem identificou erros cadastrais dos clientes da Cosern.
Segundo explicação do secretário, a Tributação recebe todos os meses um relatório da Cosern com os dados cadastrais de cada consumidor da Companhia. As análises dos relatórios apontaram que alguns consumidores não se enquadravam com o perfil de consumo identificado no cadastro.
“Notamos que houve erro na forma que a Cosern cadastrou alguns consumidores no relatório. Começamos a identificar que esses consumidores não se enquadravam com o perfil de consumo estabelecido. Isso significa que a Companhia não atualizou o cadastro desses clientes conforme a sua realidade de consumo nos últimos cinco anos”, explicou José Airton.
“Ao detectar esse erro, fizemos um levantamento geral e comunicamos a Cosern que eles estavam esquecendo de atualizar o perfil desses clientes. São casos de clientes como um trabalhador rural, por exemplo, que mudou de atividade, precisou de fornecimento diferente do que ele tinha, mas não teve sua situação atualizada”, disse.
O secretário José Airton reforçou que esse ‘esquecimento da Cosern’ não justifica o erro da Companhia em não repassar a alíquota do ICMS corretamente para o Estado. “O problema não é culpa dos consumidores. A Cosern errou e pagou por isso. Mas se a Companhia está repassando isso aos clientes, não me cabe comentar”, destacou.
A Cosern já prestou contas com o Governo do Estado no valor de aproximadamente R$ 4,5 milhões – valor total que estava em falta nos registros da secretaria. Para corrigir o erro no recolhimento do ICMS de alguns clientes nos últimos cinco anos, a empresa transferiu o ‘prejuízo’ aos consumidores.
Na nota encaminhada a O Jornal de Hoje, a Cosern esclarece que está cobrando “o valor histórico do imposto sem juros ou correção monetária, embora já tenha repassado os valores apurados aos cofres do Governo Estadual com acréscimo de juros e correção monetária devidos”.
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte afirma que os consumidores que desejarem mais esclarecimentos acerca do assunto poderão procurar a agência de atendimento presencial mais próxima, conforme indicado em correspondência já enviada pela Cosern, inclusive para a regularização de sua situação cadastral.
De acordo com a Cosern, “conforme estabelece os contratos referentes à Prestação de Serviço Público de Energia Elétrica, é dever do consumidor a manutenção dos dados cadastrais atualizados junto à Distribuidora”.

Nada de novos municípios.

Presidenta Dilma veta projeto de lei sobre criação de municípios

Presidenta vetou integralmente o projeto (ABr)Presidenta vetou integralmente o projeto (ABr)A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 104/2014, que tratava da criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios. A proposta, aprovada no começo de agosto pelo Senado, substituía um outro projeto sobre o mesmo assunto, vetado integralmente por Dilma no fim do ano passado.
Na mensagem de veto dirigida ao presidente do Senado, Renan Calheiros, publicada hoje (27) no Diário Oficial da União, Dilma Rousseff argumenta que a proposta criaria despesas sem indicar as fontes de receitas correspondentes, o que desequilibraria a divisão de recursos entre os municípios.
"Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal da federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas. Mantidos os atuais critérios de repartição do Fundo de Participação dos Municípios, o desmembramento de um município causa desequilíbrio de recursos dentro do seu estado, acarretando dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes”, diz a mensagem de veto. (Agência Brasil)

Pesquisa põe Brasil em topo de ranking de violência contra professores

Escola e violência: problema crescente e preocupante no Brasil (BBC)Escola e violência: problema crescente e preocupante no Brasil (BBC)Uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos) põe o Brasil no topo de um ranking de violência em escolas.
Na enquete da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.
Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%.
Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.
O tema da violência em sala de aula foi destacado por internautas ouvidos pela BBC Brasil como um assunto que deveria receber mais atenção por parte dos candidatos presidenciais e vem gerando acirrados debates em posts que publicamos nos últimos dias nas nossas páginas de Clique Facebook, Clique Twitter eClique Google +.
"A escola hoje está mais aberta à sociedade. Os alunos levam para a aula seus problemas cotidianos", disse à BBC Brasil Dirk Van Damme, chefe da divisão de inovação e medição de progressos em educação da OCDE.
O estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), também revelou que apenas um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade; a média global é de 31%.
O Brasil está entre os dez últimos da lista nesse quesito, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. O lanterna é a Eslováquia, com 3,9%. Em seguida, estão a França e a Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que são devidamente apreciados pela sociedade.
Já na Malásia, quase 84% (83,8%) dos professores acham que a profissão é valorizada. Na sequência vêm Cingapura, com 67,6% e a Coréia do Sul, com 66,5%.
A pesquisa ainda indica que, apesar dos problemas, a grande maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com o trabalho.
A conclusão da pesquisa é de que os professores gostam de seu trabalho, mas "não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral", diz a OCDE.
Segundo Van Damme, "a valorização dos professores é um elemento-chave para desenvolver os sistemas educacionais".
Ele aponta melhores salários e meios financeiros para que a escola funcione corretamente, além de oportunidades de desenvolvimento de carreira como fatores que podem levar a uma valorização concreta da categoria.
No Brasil, segundo dados do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDEs) da Presidência da República, divulgados em junho deste ano, a remuneração média dos professores é de pouco menos de R$ 1,9 mil por mês.
A média salarial dos professores nos países da OCDE, calculada levando em conta o poder de compra em cada país, é de US$ 30 mil (cerca de R$ 68,2 mil) por ano, o equivalente a R$ 5,7 mil por mês, o triplo do que é pago no Brasil.
O especialista da OCDE cita a Coreia do Sul e a China como exemplos de países onde o trabalho dos professores é valorizado tanto pela sociedade quanto por políticas governamentais, o que representa, diz ele, um "elemento fundamental na melhoria da performance dos alunos".
"Em países asiáticos, os professores possuem um real autoridade pedagógica. Alunos e pais de estudantes não contestam suas decisões ou sanções", afirma.
A organização ressalta que houve avanços na educação brasileira nos últimos anos. Os investimentos no setor, de 5,9% do PIB no Brasil, estão próximos da média dos países da OCDE (6,1%), que reúne várias economias ricas.
"Entre 2000 e 2011, o nível de investimentos em educação no Brasil, em termos de percentual do PIB, quase dobraram", afirma Van Damme.
Outro indicador considerado importante pela OCDE, o percentual de jovens entre 15 e 19 anos que estudam, é de 77% no Brasil. A média da OCDE é de 84%. (Daniela Fernandes/de Paris para a BBC Brasil).
fonte:http://omossoroense.uol.com.br

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

VEREADORES APROVAM PROJETOS IMPORTANTES PARA O MUNICÍPIO

Em sessão realizada nesta manhã de sexta feira, presidida pelo vice presidente vereador Derimar Barra, os vereadores aprovaram após acordo de lideranças dois projetos de extrema importância para a população severianense, em especial a classe estudantil.
O projeto de lei nº.018/2014 que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial no valor de pouco mais de R$520.000,00 para a construção de quadra poliesportiva na escola municipal Zilda Augusta, localizada na sede do município;
O projeto de lei nº.019/2014 que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial no valor de R$270.000,00 para a aquisição de um ônibus escolar rural.

Num exemplo de compromisso, os vereadores discutiram e votaram os dois projetos que foram requeridos pelo Executivo Municipal em caráter de urgência, face a necessidade de cumprir os prazos estabelecidos pelo Governo Federal.

Somente o projeto de lei nº. 018/2014 teve seu texto emendado, tendo recebido uma emenda supressiva de autoria dos vereadores líderes de partidos e oposição: Gilson Carvalho, Derimar Barra, Raimundo Candido (Coitinho), Iranilson Pereira (Dadilson). A emenda era para suprimir o art. 5º que autorizava o Executivo a aumentar o valor em até 10% se houvesse necessidade.

Vereadores presentes na sessão: Derimar Barra, Gilson Carvalho, Dadilson, Coitinho, Berg e Sezinildo, ausentes os vereadores Rubens Ferreira, Bruno Melo e Jozilma Andrade que justificaram suas ausências.

Em contato com o prefeito Dagoberto Bessa, ele mostrou-se feliz com o resultado e elogiou os parlamentares pela atitude cidadã e de compromisso com o bem do povo e o desenvolvimento do município. "Fico agradecido pela resultado da votação dos vereadores, isso mostra o compromisso de cada um com Severiano Melo." falou o prefeito.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

INAUGURAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Em noite de festa, foi inaugurada a secretaria municipal de saúde, além da reinauguração da praça nossa senhora das graças e entrega de três veículos, estivemos participando e prestando a homenagem a dona Albaniza Paiva de Melo, que teve seu nome colocado na secretaria.
Justa homenagem a uma visionária de nossa terra. Agradeço ao Prefeito Dagoberto Bessa por ter aceitado nossa indicação e pelo convite para prestar as homenagens a dona Albaniza na presença de seus familiares. Além da população que será beneficiada diretamente com a nova estrutura, a solenidade contou com a presença dos vereadores Rubens Ferreira, Berg Monteiro e Sezinildo Gomes e outras lideranças políticas.

 Secretária de Saúde Karla Bessa, vereador Sezinildo, Berg, Rubens, prefeito Dagoberto e Elano Ferreira e Ubiratan filho de dona Albaniza.

Elano Ferreira falou sobre a vida de dona Albaniza e enalteceu o progresso e a forma de administrar do Prefeito Dagoberto Bessa, frisando que muitas obras estão para ser concluídas e mais virão e que problemas existem, mas com certeza serão resolvidos, citou que está a disposição para ajudar ao município a retomar o caminho do progresso como está acontecendo atualmente.

Nova sede da Secretaria de Saúde

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Garibaldi: “Henrique está assumindo muitos compromissos. Eu não teria essa coragem”

Ministro da Previdência demonstra preocupação com quantidade de pedidos e compromissos assumidos

Garibaldi Filho acompanhou Henrique Alves nas mobilizações que ocorreram neste final de semana no interior do Estado. Foto: Divulgação
Garibaldi Filho acompanhou Henrique Alves nas mobilizações que ocorreram neste final de semana no interior do Estado. Foto: Divulgação
Ciro Marques
Repórter de Política

Com 18 partidos apoiando sua candidatura ao Governo, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, tem ouvido nesta campanha uma série de pedidos de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e se comprometido com todos. A questão é que, são tantos, que poderão representar um problema para o peemedebista se ele não conseguir honra-los se eleito governador do RN. Pelo menos, foi isso que externou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ex-governador e aliado de Henrique nesta disputa.
“Em cada cidade que Henrique chega, é um novo pedido, é um compromisso que ele assume. Sinceramente, eu não sei se teria essa coragem de ser candidato assumindo tanto compromissos quanto ele. Acho que não teria essa coragem”, afirmou Garibaldi, que governou o Estado duas vezes.
A declaração de Garibaldi, feita durante o discurso dele em Umarizal, cidade que fechou a serie de visitas feitas pelos candidatos do grupo de Henrique no Oeste Potiguar neste final de semana, ocorreu logo após o prefeito da cidade, Mano dizer que, para apoia-lo, havia feito três pedidos e Henrique já se comprometeu com um: o Hospital de Umarizal. “Henrique terá uma responsabilidade imensa que é honrar com tudo isso”, acrescentou o ministro.
Além de ter vários prefeitos apoiando, vale lembrar, Henrique tem também muitos grupos políticos ao seu redor o que causou, até certo constrangimento em algumas cidades visitadas neste final de semana. Em Rodolfo Fernandes, por exemplo, Henrique é apoiado pelo atual prefeito e pelo ex, Chiquinho Germano. Como são adversários, somente o atual subiu no carro que levou o peemedebista pelas ruas da cidade.
Quando passou pela CASA do ex-prefeito, entretanto, Henrique desceu do veículo e o cumprimentou. A atitude, vista como positiva por alguns, foi analisada como um constrangimento por outros, uma vez que ele deixou o atual prefeito sozinho no carro aberto. “Henrique precisará ter muito jogo de cintura para não desagradar ninguém”, afirmou um dos presentes na cidade.
É bem verdade que, caso seja eleito, como o próprio Henrique ressaltou em Umarizal, ele espera ter o apoio de 85% da Assembleia Legislativa, 75% da Câmara Federal e 100% do Senado. Pelo menos, da bancada potiguar nestas duas CASAS. “Vamos ter 20 das 24 cadeiras da Assembleia, seis das oito da Camara e, com Wilma, todas as vagas do Senado”, previu Henrique, durante o discurso.
O parlamentar, também, fez questão de ressaltar que, se por um lado são muitos os compromissos, por outro, ele só é hoje candidato por ter conseguido tudo isso. “Sozinho, eu teria tentado a reeleição e, com certeza, teria assumido meu 12° mandato de deputado federal”, discursou Henrique, ressaltando que, ao seu lado, estão dois ex-governadores: Wilma e Garibaldi.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Presidente da Câmara convoca vereadores e convida a população para...

O presidente da Câmara de Vereadores de Severiano Melo vereador Rubens Ferreira, convoca os senhores vereadores e vereadora e convida a população para início dos trabalhos legislativos referentes ao segundo período do ano de 2014, conforme ofício circular nº003/2014.
Presidente - Rubens Ferreira
Os trabalhos deveriam ter sido retomados na sexta feira passada, mas em virtude de serviços de pintura realizados na sede do Poder Legislativo, os mesmo foram adiados retornando amanhã. Além dos serviços de pintura, foram montadas as galerias dos vereadores presidentes, denominada de Vereador Antonio Rocha e dos vereadores, que foi feita a homenagem ao vereador Mário Melo. 
Toda a população poderá conferir todo o histórico político dos vereadores que já atuaram no Poder Legislativo do nosso município, desde o ano de 1964, onde constavam 11 vereadores até os nossos dias com o total de 09, sendo que houve legislatura de apenas 7 parlamentares como ocorreu de 1973 até 1988. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Dr. Nilo Ferreira lança novo trabalho.

Dr Nilo Ferreira lança seu segundo livro. Depois do sucesso do livro: Princípio da congruência no direito processual civil, Dr Nilo acaba de lançar pela editora Juruá o seu mais novo trabalho, com certeza mais uma obra prima para aprimorar nossos conhecimentos.


Câmara Municipal retornará os trabalhos legislativos na próxima sexta feira

Por motivos de reforma (pintura interna) e implantação das galerias, o Presidente da Câmara Municipal de Severiano Melo vereador Rubens Ferreira, em contato com os demais vereadores acordaram que os trabalhos legislativos voltariam somente no dia 08/08/2014, permitindo assim a conclusão dos trabalhos no interior da sede do Poder Legislativo.

Dessa forma, a Mesa Diretora e os demais vereadores convidam a população para se fazerem presentes na próxima sessão.

agradece desde já a presidência.

vereador Presidente Rubens Ferreira.