FM Bom Lugar Ao Vivo

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Rosalba mostra seu potencial interesse na educação.

[leia] Rosalba Ciarlini modifica lei que prevê 14º Salário aos professores





A postagem diz que Rosalba 'defende' o 14º salário para os bons professores, quando na realidade o que a senadora fez foi alterar a lei de autoria de seu colega senador.
O texto de Cristóvam previa a OBRIGATORIEDADE do pagamento aos professores que conseguissem melhorar o desempenho no IDEB, mas a senadora modificou o texto para AUTORIZAÇÃO, ou seja, os governos municipais, estaduais ou federais estão autorizados (se quiserem) a pagar, mas não são obrigados, como desejava o senador Cristóvam.
Em Apodi tem algo semelhante, que vem rolando desde o tempo do ex-prefeito Pinheiro, quando o vereador Nilson Fernandes enviou projeto de lei autorizando o prefeito a instituir Aulões Gratuitos para alunos pré-vestibular, mas o prefeito nunca acatou a decisão, mas caso o projeto fosse OBRIGATÓRIO, e não AUTORIZATIVO, os prefeitos teriam que fazer, independente de sua vontade.



Portanto, fica aqui o meu registro de desagravo a alteração da senadora Rosalba Ciarlini, que agora quer pousar de boazinha, quando na verdade ela diminui o poder de conquista dos professores.



Veja a íntegra da matéria que vi no blog Apodiário, mas que também foi postado em vários outros blogs no estado:







"O bom desempenho dos professores das escolas públicas poderá ser reconhecido com mais um salário ao ano. Está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), o projeto (PLS 319/08) do senador Cristóvam Buarque (PDT- DF) que determina o pagamento de décimo-quarto salário a todos os professores da rede pública de educação básica dos Estados, DF e municípios, desde que seja comprovada a melhoria na qualidade docente, medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A proposta recebeu parecer favorável da senadora Rosalba, relatora do projeto na CAS, onde será votado em decisão terminativa.
“A valorização dos profissionais da educação é imprescindível para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. Sem dúvida, essa valorização deve ser realizada não só pela melhor capacitação desses profissionais, mas também pela garantia de condições dignas de trabalho, entre as quais se destaca uma remuneração”, defende Rosalba."

Veja então outra matéria onde explica melhor a mudança:

Professores poderão ter direito a 14º salário

Bonificação deve ser votada nesta quarta-feira. O projeto é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
"Proposta que garante bonificação anual para os profissionais da educação básica que estiverem em exercício nas escolas e melhorarem seu desempenho poderá ser votado nesta quarta-feira (3) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O projeto (PLS 319/08) é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
O benefício deverá ser concedido aos profissionais de escolas que elevarem em 50% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ou outro indicador que o suceda, ou alcançarem o índice mínimo de seis. Para o pagamento da bonificação, deve haver prévia reserva nas leis orçamentárias.
O projeto será votado na forma do substitutivo apresentado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN). A senadora mudou a proposta original, dando a ela um caráter autorizativo e não mais obrigatório.
Entre os 33 itens em pauta na CAS, consta ainda projeto que institui a Política Nacional de Medicamentos (PLS 83/2010). De autoria do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), a proposta recebeu voto favorável do relator, senado Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)." - O imparcial OnLine.
 
fonte: apodibaixodopano.blogspot.com
 
Agora imginemos o que ela irá fazer com os professores ja sofridos do RN. É triste ver gestores que ainda acham que massacrando os professores conseguirão desenvolvimento. Lamentável. Será que se ela tivesse perdido a campanha teria a mesma postura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário