FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Estado e Ufersa farão parceria para fortalecer ensino

Como principal instituição de ensino superior em Ciências Agrárias, a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) quer contribuir na ampliação da competência do Estado em tecnologia nos setores animal e vegetal. A garantia foi dada à governadora Rosalba Ciarlini pelo reitor Josivan Barbosa.

Acompanhado do secretário de Agricultura, Betinho Rosado, o reitor disse que a universidade quer colaborar com o governo não apenas na cessão de servidores, se referindo à escolha do professor Rui Sales Júnior para a diretoria geral do Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte, mas, também oferecendo alternativas para o fortalecimento do ensino básico. E nesse quesito, apontou os campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros como exemplos para ampliação do ensino superior, sem comprometimento dos recursos do Estado. "Viemos mostrar para a governadora que o RN tem condições de ampliar o ensino superior, desonerando a folha da educação e permitindo que o Estado dê mais atenção ao ensino básico", frisou Josivan.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, além da presença da Ufersa no governo, o Executivo também quer firmar parcerias com a instituição para melhorar a qualidade da educação no Estado, assegurando apoio ao Parque Tecnológico que deverá ser construído em terreno doado pela Ufersa.

Para a universidade, a elaboração do projeto executivo dessa obra é o grande desafio da instituição. A Ufersa foi contemplada com uma emenda de R$ 18 milhões no Orçamento Geral da União (OGU) deste ano, de autoria do deputado Betinho Rosado para o Parque Tecnológico. Agora como secretário da Agricultura, Betinho afirma que a receptividade da governadora a esse projeto é fundamental para o projeto que aproveitará o grande potencial de Mossoró e região. No final do ano passado, uma empresa que presta serviços à Petrobras destinou R$ 30 milhões para investimentos na Universidade Federal do Rio de Janeiro nas áreas de extração de petróleo no mar e energia eólica. Como maior produtor de petróleo em terra, o RN poderá ter investimentos neste sentido.

Na reunião com a governadora também participaram os diretores da Emater, Ronaldo Cruz e Manoel Mateus, e da Emparn, José Geraldo e os professores Margley Moura e Rui Sales.


fonte jornal gazeta do oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário