FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Governo forma mais 12 mil alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas

por:Ivanízio Ramos

Com a presença da governadora Wilma de Faria mais de 12 mil alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) tiveram sua solenidade de formatura no último sábado (21). O evento foi realizado no Ginásio Humberto Nesi (Machadinho). As crianças e adolescentes formadas neste sábado são de 75 escolas públicas de Natal e Parnamirim. Durante seis meses eles são orientados e educados a dizer não às drogas. Nos últimos sete anos, o Proed já atendeu um total 87 mil alunos das redes pública e privada de ensino, além de instituições parceiras. O Programa é desenvolvido pelo Governo do Estado e executado pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
"Esse é um programa que tenho um carinho todo especial. Fazemos um trabalho sério e educativo que chega aos alunos, pais e toda a comunidade. É uma união de esforços que renderá frutos muito importantes no futuro, já que estamos trabalhando a base na prevenção às drogas", disse a governadora.
Wilma de Faria, que estava acompanhada do vice-governador Iberê Ferreira de Souza e da prefeita de Natal, Micarla de Souza, explicou em seu discurso que deu total apoio ao programa. Em 2003, o Proerd atendeu apenas 3 mil jovens e contava apenas com cinco monitores. Hoje são atendidas cerca de 35 mil crianças por ano, em 450 escolas do Estado.
A governadora Wilma de Faria criou uma companhia específica dentro da PM para o programa que já alcança 17 municípios potiguares e é referência em vários estados do País, sendo reconhecido internacionalmente como modelo de policiamento comunitário fortalecendo a parceria entre escolas, comunidade, família e PM.
O Rio Grande do Norte é o único Estrado com uma companhia própria, a Companhia de Prevenção às Drogas (Cipred), para gerenciar o programa de prevenção às drogas. São 75 instrutores, atendendo crianças do 5º ano do ensino fundamental I, do 7º ano do Ensino Fundamental II e curso para pais ou responsáveis. No primeiro semestre são formados estudantes da rede privada e no segundo semestre, as vagas são para os alunos de escolas públicas.
"Este é um trabalho de uma imensa magnitude, no qual a polícia interage diretamente com a sociedade e assim atingimos nossos objetivos de uma forma mais fácil. Hoje, posso garantir que esses jovens e adultos estão preparados e seguros para enfrentar o mundo das drogas", destacou a Major Margarida, comandante da Cipred.
REFERÊNCIA - Nos dias 23 a 28 de novembro, a equipe de capacitação dos Proerd do RN estará na cidade de Belo Horizonte/MG, participando dos cursos para o ensino médio e educação infantil, na intenção de implantar no primeiro semestre de 2010, os novos cursos no Rio Grande do Norte.
Na solenidade deste sábado participaram também os alunos atendidos pela Fundação Bradesco, Projeto "Vida na Vila", do Sesc, Peti e Fundac – Fuzileiros Navais, Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, Educação para Jovens e Adultos (Eja), Associação de Orientação aos Deficientes do RN (Adote) e Militares da Marinha do Brasil. A formatura contou com várias atrações culturais, entre elas a banda de música da PM, o Circo Grock, e a banda Grafith.
Mais informações sobre o Proerd pelo telefone (84) 8728-9297 ou com major Margarida – Coordenadora do Programa – (84) 9968-3868/8839-8508 – proerd@rn.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário