FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 19 de abril de 2011

TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO!

                                               

                                  

Conforme no mostra a canção, salvo engano de Pepeu Gomes, "todo dia era dia de índio, mas agora ele só tem o dia dezenove de abril...". A música nos relata que nossa terra amada Brasil, pertenciam em sua totalidade aos índios, e que estes em face da "colonização" ou diga-se exploração, perderam seus espaços e ainda hoje sofrem essas perdas através da ganância, da ignorância e da omissão dos poderes legalmente instituídos no País.
As reservas indígenas estão cada dia menores, e os índios perdendo sua identidade e passando a assumir atitudes dos ditos "brancos colonizadores". Na minha infância, o dia 19 de abril era comerado na escola, onde nos vestiamos de índio e promovíamos homenagens com cartazes, poemas e.t.c, era uma felicidade ser índio em desfiles de 07 de setembro, assistir filmes de faroeste e torcer pelos índios. coisas e causos cada dia mais distante das escolas e da cultura das sociedades ditas evoluidas.
Mas aqui registramos com certa nostalgia e melancolia os belos dias de infância com brincadeiras de índios. Mas mesmo com tanto esquecimento, ainda fico feliz quando algum amigo, colega de outras pradarias nos pergunta como está sua "tribo bom lugar", aí volta a felicidade de sentir mais uma vez um índio, mesmo que branquelo ou amarelo.
Não façamos como os americanos, que dissimaram sua população indígena e hoje querem contribuir para também acabar a nossa.
Saúdemos, pois, os índios em todos os nossos dias. Uma vez que deles também descendemos, eu especilamente, pois minha bisavó paterna - Dona Marcolina era legítima descendente de índios. E para quem não sabe em nosso município, na comunidade de Boa Vista temos descendentes verdadeiros de índios. Então para voces amigos boavistense e todos nós, parabéns pelo nosso dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário