FM Bom Lugar Ao Vivo

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PRODUTORES DE CAJU INTERDITAM BR 405

Neste sábado dia, 12/11 os produtores de caju do oeste potiguar, não satisfeitos com a atual situação da cajucultura interditaram a BR 405 - KM 101, na entrada de acesso a cidade de Severiano Melo-RN, o protesto teve a aprticipação de mais de 200 produtores de diversos municípios como: Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes e Apodi.
Os produtores protestam contra o atual preço da castanha pago pela indústria, bem como o abandono das autoridades governamentais ao setor que é responsável por movimentar a economia da região.
Os produtores se reuniram e trouxeram castanha para ser queimada às margens da BR, em diversos pontos, onde na oportunidade repassaram suas reivindicações. A manifestação teve a cobertura da INTERTV-CABUGI, que acompanhou toda a movimentação dos produtores.
Na oportunidade, além de queimar a castanha os produtores espalharam castanha na pista e interroperam o trânsito por mais de uma hora.



Além de lutarem por melhores preços, uma vez que as indústrias estão esmagando os produtores com preços injustos, os cajucultores também deliberaram por políticas públicas para a revitalização da cajucultura e mais facilidade de acesso a financiamentos para renovar os pomares e maquinarios. " o sucateamento de nossas máquinas e transportes para auxiliar na produção e transporte da safra, está visto aqui neste protesto" relatou um produtor indiguinado.


A União dos produtores de caju do rio grande do norte - UNIPROCAJU-RN, estará mobilizando toda a cadeia produtiva do Estado, para que juntos com a Uniões dos produtores do Ceará, Piauí, Bahia e outros estados produtores, possam fortalecer o movimento e lutar por melhorias urgentes no setor.
Os Zés do Caju, demonstram força e afirmam: "A falência da cajucultura, é a miséria do semi árido nordestino".
Exemplos como este devem ser seguidos em todos os municípios e regiões produtoras de castanha e de caju.
agradecemos o fornecimento das fotos.
Este blog é mais uma ferramenta para ajudar os cajucultores e pertence a todos os Zés do caju e as Marias cajuinas.
fonte:www.souprodutordecajudorn.blogspot.com
veja também:www.souprodutordecaju.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário