FM Bom Lugar Ao Vivo

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ministério promove oficinas na Semana de Ciência e Tecnologia

Com mais de 15 mil atividades, começou nesta segunda-feira, 19, a sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento está sendo realizado em 434 cidades de todo o país. O Ministério da Educação participa da semana, que em Brasília acontece em estrutura montada no canteiro central da Esplanada dos Ministérios.

O evento pretende mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade. Até 25 de outubro, a Secretaria de Educação a Distância do MEC promove quatro oficinas no espaço do professor: Domínio Público, Linux Educacional, Portal do Professor e um tira-dúvidas da TV Escola. As inscrições são feitas no próprio estande.

No local também são oferecidos outros serviços, como inscrições para o primeiro processo seletivo do Instituto Federal de Brasília, campus de Planaltina, e para o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontecerá dos dias 23 a 27 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) promove ainda a divulgação do Ano da Educação Profissional e Tecnológica, e o centenário da rede federal que se comemora neste ano.

As oficinas, assim como a própria Semana de Ciência e Tecnologia, são voltadas para a população em geral, especialmente estudantes e professores interessados no tema. Para participar, basta procurar o estande do MEC e se inscrever.

O tema deste ano é a ciência no Brasil, em homenagem a dois importantes marcos científicos nacionais comemorados em 2009: a construção do primeiro balão brasileiro de ar quente, por Bartolomeu de Gusmão, e o centenário da descoberta da doença de Chagas, por Carlos Chagas. A programação pode ser conferida na página da Semana, começando pela busca por cidade onde o evento acontece.

Portal do Professor - Lançado pelo MEC em 2008, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como propósito apoiar o processo de formação dos professores no âmbito público ou privado. Além disso, permite o armazenamento e circulação de um acervo variado de conteúdos educacionais multimídia em diferentes formatos, além de funcionalidades que subsidiem a pesquisa e a interação na educação infantil, ensino fundamental, médio, profissional e modalidades. Em um ano o Portal já atingiu mais de um milhão de acessos e foi visitado por 96 países.

Domínio Público - O portal foi lançado em novembro de 2004. Foi criado com o objetivo de facilitar e disseminar a produção literária, artística e científica de domínio público por meio de recursos da internet. Conta hoje com mais de 130 mil obras, divididas em quatro tipos de mídia: texto, som, imagem e vídeo. Na mídia texto, 66 mil teses e dissertações, mais de 15 mil obras literárias em várias línguas, além de textos didáticos e acadêmicos nas diversas áreas do conhecimento, estão disponíveis no portal.

Linux Educacional - Software idealizado pelo Ministério da Educação, utilizado na informatização das escolas de todo o país. É uma ferramenta pública e está disponível no Portal do Software Público Brasileiro. Ele é o aplicativo mais utilizado nas escolas públicas brasileiras e atende às políticas de democratização do acesso ao ensino. O software está presente em mais de 500 mil máquinas espalhadas em escolas de todo o Brasil.

Assessoria de Imprensa da Seed

Nenhum comentário:

Postar um comentário