FM Bom Lugar Ao Vivo

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.
 Com a Lei do FUNDEB, a Educação de Jovens e Adultos - EJA recebe em parte a devida notoriedade, mas quando observamos a realidade de como ela é tratada nos municipios, nos causa revolta.
 A EJA é tida como um fardo que os gestores são obrigados a carregar, os professores são na sua maioria escolhidos para os programas pelo seu "QI" -quem indique - geralmente eles matriculam os familiares para poder receber a bolsa para a prestação dos serviços de alfabetização.
 O que nenhum gestor, e aqui diga-se prefeitos e secretarios de educação, diretores de escolas e de DIREDs, observam é que toda a metodologia utilizada é na sua maioria totalmente equivocada e não leva em consideração que o Jovem, o adulto e em especial o idoso ja é dotado de conhecimento de mundo, de cultura, de realidade e nada disto é aproveitado, e, o resultado é o alto indice de evasão.
 Não acredito na educação realizada á força, ou seja, sobre pressão, e isto é o que esta ocorrendo em nosso pais. A comunidade internacional exigem o combate ao analfabetismo, os governantes fingem que estão aplicando os recursos como deveria ser, alguns professores fingem estar ensinando, mas o aluno não tem como fingir que aprendeu, pois isto é impossivel.
 Esperamos que um dia a EJA seja aplicada na pratica, nos moldes que está no papel e que tanto sonhou Paulo Freire.

2 comentários:

  1. Meu caro Elano,
    Compreendo a sua angustia e também concordo com ela.
    Quando voce fala que a EJA precisa aproveitar os conhecimentos existentes no educando, está totalmente correto.
    Mas tenha calma, já existe projeto trabalhando, verdadeiramente, a metodologia construtivista adotada por Jean Piaget, Paulo Freire, Emilia Ferrero e tantos outros. Me refiro ao Programa MOVA-Brasil, que utiliza esta excelente metodologia como forma de ampliação dos conhecimentos.
    Digo mais, Severiano está sendo contemplada com mais quatro turmas deste excelente projeto: 01 no Condado; 01 na Sede do Municipio; e 02 em Boa Vista.
    Já fomos contemplados em fases anteriores com 07 turmas.
    muita Paz!

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  2. elano ta certo joão por que as turmas existem mas não trabalham como voce esta dizendo por que é so ver uma turma de eja e os resultados finais delas. Nao existe um combate ao analfabetismo, mas sim o preparo do aluno para decodificar letras.

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