FM Bom Lugar Ao Vivo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ESTUDANTES UNIVERSITARIOS CORREM PERIGO TODO DIA

 
É mais ou menos isto, herois enlatados.

   Os estudantes univiersitarios do municipio que se deslocam até Pau dos Ferros para a UERN, estão correndo perigo de acidente todos os dias. No horario da manhã e a noite são mais de 40 alunos que se deslocam até aquele campus universitario para trilharem uma profissao em nivel de 3º grau.
  O fato é que existe um acordo com a Prefeitura Municipal, cujas despesas com transportes são divididas entre alunos e o Poder Executivo, mas com uma imposição o transporte é escolhido pelo Poder Publico local , no caso o Prefeito Silvestre Monteiro, e ai, é onde esta o perigo, os veiculos segundo depoimentos de varios estudantes, não tem condições de fazer o percurso com o numero de alunos que levam, ou seja. super lotação.
 No periodo de menos de oito dias a camionete que faz este serviço teve uma roda solta e quase provoca um acidente grave. poucos dias depois o mesmo veiculo acabou descendo o aterro e por sorte ninguem ficou ferido.
 Segundo relato de estudantes e familiares dos mesmos, além, das pessimas condições do veiculo e superlotação há ainda o excesso de velocidade, chegando a ser registrados por eles velocidade acima de 100 km/h o que só por si ja é um grave risco a todos.
 Eperamos que o Prefeito Silvestre Monteiro apresente-se não ao municipio, mas a estes estudantes que tanto nos orgulham pois são todos de familias humildes e que estão neste trajeto por merito proprio e por força de seus familiares, e traga uma solução em definitivo para o caso, pois de nada vai adiantar cuidar do problema depois de vitimas fatais, pois ai e responder na justiça pela omissão. e a Deus pela negação a ajuda ao proximo.
 Aos universitarios deixamos não só este blog, mas a Bom Lugar Fm, para que os mesmo possam fazer uso para apelar as autoridades municipais pela solução do problema, inclusive os vereadores que parecem apaticos a isto tudo.
 Também fica a disposição os mesmos meios aqui ditos, ao contratado da prefeitura para executar os serviços e o proprio prefeito.
 Vamos nos unir a estes jovens, todos nós severianenses e dar a eles o apoio que eles merecem por trazer mais conhecimento para a nossa terra.
 Existe no pensamento da maioria dos prefeitos que estudantes universitarios não são de sua competencia. é um engano e eles precisam conhecer as Leis, especialmente a Lei Organica, senão vejamos o que a de nosso Municipio diz:
Lei Organica do Municipio de Severiano Melo
art. 251 - o dever do municipio com a educação será efetivado mediante a garantia de:
inciso V - acesso aos niveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artistica, segundo a capacidade de cada um.
 E todos nós sabemos da alta capacidade destes universitarios. O mais interessante é que nossa Lei ja estava na sua epoca de promulgação - 1990, ja prevendo o que esta hoje prescrito na Lei do FUNDEB e outras mais. vejamos:
art. 260 - O municipio orientara e estimulara a criação e composição do Conselho Municipal de Educação e Cultura, regulamentado por lei complementar.
paragrafo 2º - o prefeito municipal convocara semestralmente o Conselho de Educação para estudo e avaliação dos problemas da educação do municipio.
 É isto ai pode acreditar que é a pura verdade, mas todos nós sabemos que na realidade não ocorrem estas reuniões e exemplo disto é que no ano passado todo o conselho pediu exoneração - afastamento. E  no conselho eram discutidos os problemas, disto tenho certeza e estes eram levados ao conhecimento do Prefeito ,mas o resultado voces sabem. Ficou o dito pelo não dito. E o povo pagando o pato literalmente.
 É se formos mais fundo tambem encontraremos respaldo para os universitarios, na Constituição Federal e outras Leis pertinentes a materia. Portanto, estudantes de todo o municipio uni-vos, a bandeira é a de voces.

por: Elano Ferreira

2 comentários:

  1. EM QUANTO OS ESTUTANTES QUE SE DESLOCAM PRA PAU DOS FERROS ARISCANDO SUAS VIDAS, OS PODERES EXECULTIVO E LEGISLATIVOS, FICAM DE BRAÇOS CRUZADOS, ELES OS ALUNOS ESTÃO ARRISCANDO SUAS VIDAS, POIS JÁ ESCAPARAM DE ACIDENTES GRAVES. UM O PNEU SALTOU O OUTRO ACIDENTE NA MESMA D-20 DESCEU UM ATERRO, POR POUCO O ACIDENTE NÃO FOI MAIS GRAVE,SÓ DIGO UMA COISA, DEPOIS DO MÊS DE AGOSTO OS POLITICOS DE NOSSA CIDADE ESTÃO ANDANDO NAS CASAS DESSES MESMOS ALUNOS PEDINDO VOTOS PARA SEUS CANDIDATOS, NÃO SEI COM QUE CARA, MAS SEI QUE COM A MESMA CARA DE PAU QUE ELES TEM.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um risco de vida que esses universitários correm todos os dias. Se realmente não houver união deles isso não será resolvido, pois enquanto um, dois, ou três querem manter sua vida sem correr riscos como estão correndo, vários não ligam nem para si mesmo(s), porque as condições de um transporte a gente nota logo que o vê (o transporte), sem precisar ir nele para algum lugar e sofrer algo para ver a realidade. E as autoridades locais do município sabem da situação e nada fazem para ajudar estes universitários. Mas quando chega a hora de votar neles ou em seus candidatos(como este ano será) eles sabem procurar cada um deles para que eles votem. Cadê a conciência tanto dos membros do poder Executivo, como do Legislativo, e tambem dos universitérios que não procuram seus direitos para menter a saúde de cada um. É falta de RESPONSABILIDADE de todos!

    ResponderExcluir