FM Bom Lugar Ao Vivo

quarta-feira, 31 de julho de 2013

FICCÃO ESTÁ VIRANDO REALIDADE

BBC
31/07/2013 14h35 - Atualizado em 31/07/2013 14h49

Orelha humana é recriada em 




laboratório.


A técnica pode um dia vir a ser usada para ajudar pessoas que tenham perdido ou deformado o órgão.

Da BBC
Orelha foi recriada em laboratório a partir de tecido animal (Foto: Massachusetts General Hospital/BBC)Orelha foi recriada em laboratório a partir de tecido
animal (Foto: Massachusetts General Hospital/BBC)
Cientistas americanos dizem ter dado um passo na direção de produzir uma orelha humana completa em laboratório, a partir de células de um paciente.
Em uma nova experiência de engenharia de tecidos, os pesquisadores conseguiram desenvolver uma orelha humana com tecido animal.
O substituto artificial tem a flexibilidade de uma orelha real, dizem os pesquisadores do Massachusetts General Hospital, em Boston, Estados Unidos.
A técnica pode um dia vir a ser usada para ajudar pessoas que tenham perdido ou deformado a orelha, eles acreditam.
A engenharia de tecidos é um campo crescente na ciência médica, no qual órgãos substitutos são feitos em laboratório. Anteriormente, os pesquisadores haviam produzido um ouvido artificial, do tamanho do de um bebê, no dorso de um rato.
No mais recente estudo, apresentado na publicação científica "Journal of the Royal Society Interface", tecidos vivos de vacas e ovelhas foram usados junto a uma armação de arame flexível, que tinha a forma 3D de um verdadeiro ouvido humano.
O órgão produzido foi, em seguida, implantada num rato cujo sistema imunológico havia sido desativado, permitindo à orelha crescer. "Nós demonstramos a primeira orelha humana adulta", disse Thomas Cervantes, que liderou o estudo.
O avanço foi significativo por várias razões, disse ele. "Primeiro, fomos capazes de manter a forma da orelha, após 12 semanas de crescimento no rato. Em seguida, porque conseguimos manter a flexibilidade natural da cartilagem."
Arame de titânio
As células foram cultivadas em uma armação de arame de titânio, que é modelada de acordo com a dimensões de uma verdadeira orelha humana, feita a partir de uma tomografia computadorizada.
O novo trabalho mostra que, em teoria, é possível criar células suficientes - pelo menos em animais - para fazer uma orelha humana em tamanho real. "Em um modelo clínico, o que gostaríamos de fazer é colher uma pequena amostra de cartilagem do paciente e, em seguida, fazer o mesmo processo", disse Cervantes. "Esta pesquisa é um passo significativo na preparação para testes clínicos em humanos."
Ele disse que espera que o processo avance para os testes em cerca de cinco anos. Outra pesquisa em órgãos feitos por bioengenharia está progredindo rápido: cerca de dez pacientes receberam transplantes de dutos respiratórios artificiais revestidos com células-tronco retiradas do paciente ou de um doador.
Paralelamente, um rim cultivado em laboratório foi transplantado para um rato, onde começou a produzir urina.
Cientistas dizem ter conseguido manter a flexibilidade natural da cartilagem (Foto: Massachusetts General Hospital/BBC)Cientistas dizem ter conseguido manter a flexibilidade natural da cartilagem (Foto: Massachusetts General Hospital/BBC)fonte:g1.globo.com

terça-feira, 30 de julho de 2013

REGRAS PARA PROPAGANDA ELEITORAL PARA 2014

Calendário Eleitoral: propaganda é permitida a partir de 6 de julho de 2014

A propaganda eleitoral do pleito do próximo ano será permitida a partir de 6 de julho de 2014, ou seja, no dia seguinte ao término do prazo de pedido de registro de candidatos à Justiça Eleitoral. A data consta da legislação e do calendário das eleições gerais de 2014.

A partir desta data, candidatos, partidos e coligações podem utilizar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, e realizar, das 8h às 0h, comícios e utilizar aparelhagem de som fixa.

Regras gerais da propaganda eleitoral

A partir de 6 de julho de 2014, é permitida a propaganda eleitoral dos candidatos a presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital. Partidos, coligações e candidatos precisam estar atentos à legislação e às condutas proibidas na campanha eleitoral.

Por exemplo, a realização de qualquer ato de propaganda eleitoral ou partidária, em local aberto ou fechado, não depende de licença da polícia. No entanto, são proibidos na campanha propaganda emoutdoors, showmícios ou eventos assemelhados para a promoção de candidatos, e a apresentação, remunerada ou não, de artistas com o objetivo de animar comício e reunião eleitoral.

São vedadas também a produção, uso e distribuição, por comitê ou candidato, de brindes, camisetas, chaveiros, bonés, canetas, cestas básicas ou outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor. Aquele que desrespeitar essas proibições pode responder por prática de compra de votos, emprego de propaganda proibida e, se for o caso, por abuso de poder.

Não é permitido também qualquer tipo de propaganda eleitoral nos bens públicos, de uso comum, como postes de iluminação, sinais de trânsito, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus, entre outros, ou naqueles cujo uso dependa do poder publico. 

A propaganda eleitoral em bens particulares está liberada e independe de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral. Mas a propaganda não pode exceder o limite de 4m² e nem contrariar a legislação eleitoral. Essa propaganda deve ser espontânea e gratuita, sendo proibido qualquer tipo de pagamento em troca do espaço utilizado.

Durante a campanha, é permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes e mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas. Porém, esses artefatos devem ser móveis e não podem dificultar o trânsito de pessoas e veículos. Essa mobilidade se caracteriza pela colocação e retirada desses materiais das 6h às 22h.

A legislação eleitoral assegura ainda aos partidos ou às coligações a possibilidade de inscrição, na fachada dos seus comitês e demais unidades, do nome que os designe, da coligação ou do candidato, respeitado o tamanho máximo de 4m² de propaganda, entre outros direitos.

Propaganda na internet

A propaganda eleitoral pela internet está autorizada a partir do dia 6 de julho do ano eleitoral. Essa propaganda é permitida nos sites do candidato, do partido ou coligação, com endereços eletrônicos informados à Justiça Eleitoral e hospedados, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet situado no Brasil.

É proibido na internet qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. A propaganda eleitoral não é permitida, ainda que de forma gratuita, em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da Administração Pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Propaganda na imprensa

Até a antevéspera das eleições, a legislação eleitoral permite a divulgação paga na imprensa escrita de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato. No entanto, o espaço máximo por edição deve ser de um oitavo de página de jornal padrão e de um quarto de página de revista ou tabloide. No caso, pode haver a reprodução na internet do jornal impresso. O anúncio deve trazer, de forma visível, o valor pago pela inserção.

Está autorizada a reprodução na internet das páginas do jornal impresso, desde que seja feita no site do próprio jornal, independentemente do seu conteúdo. No entanto, deve ser respeitado integralmente o formato gráfico e o conteúdo editorial da versão impressa.

Propaganda no rádio e na televisão

Desde o resultado da convenção partidária, que deve ser realizada de 10 a 30 de junho do ano eleitoral, as emissoras de rádio e televisão estão proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção, entre outras restrições.

Os debates transmitidos por emissora de rádio ou televisão serão realizados segundo as regras estabelecidas por acordo feito entre os partidos políticos e a emissora, dando-se conhecimento à Justiça Eleitoral.

FONTE: PARTIDO DA REPÚBLICA
    Comissão Diretora Regional  -  RN

segunda-feira, 29 de julho de 2013

IDH DE NOSSO MUNICÍPIO

Consulte o IDHM do seu município

ONU divulgou Índice de Desenvolvimento Humano Municipal no Brasil.
São Caetano, SP, lidera ranking das cidades mais desenvolvidas.

Nosso Município está na posição de nº. 4055 dos 5.500 municípios do país, os demais dados são:
IDHM (índice de desenvolvimento humano municipal) = 0,604;
LONGEVIDA: 0,728
RENDA: 0,579
EDUCAÇÃO: 0,522
Quanto mais o índice se aproxima de 1, melhor é a qualidade de vida no município. Veja figura abaixo:

SAI PESQUISA SOBRE IDH NO BRASIL

Cidades de Norte e Nordeste têm maior evolução na renda em 20 anos

Apesar do crescimento, municípios ainda registram 'baixo desenvolvimento'.
Renda é um dos indicadores do IDH Municipal 2013 divulgado pelo Pnud.

Municípios das regiões Norte e Nordeste estão entre os que registraram maior crescimento na renda nos últimos 20 anos, mostram dados do "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O atlas mostra o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de cada cidade do país. Para se calcular o IDHM, são considerados três indicadores: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). No caso da renda, é avaliado o rendimento per capita (por pessoa) do município.
  •  
MUNICÍPIOS COM MAIOR CRESCIMENTO DE RENDA
Cidade
IDHM Renda de 1998 (dados de 1991)
IDHM Renda de 2013 (dados de 2010)
Evolução
Nova Colinas (MA)
0,229
0,502
120%
Poço de José de Moura (PB)
0,265
0,578
117%
Carrasco Bonito (TO)
0,268
0,543
102%
Pajeú do Piauí (PI)
0,282
0,560
99%
Lagoa Real (BA)
0,273
0,535
95%
Lastro (PB)
0,273
0,532
95%
Santa Filomena (PE)
0,256
0,496
93%
Bernardino Batista (PB)
0,274
0,526
92%
Bela VIsta do Piauí (PI)
0,271
0,520
91%
Isaías Coelho (PI)
0,328
0,628
91%
Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)
As informações de 2013 foram obtidas com base no Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. É a terceira edição do atlas. O primeiro foi divulgado em 1998 com informações de 1991 e o segundo, em 2003 com dados de 2000.
As publicações de 1998 e 2003 foram desconsideradas em razão da mudança de critérios, mas o Pnud reatualizou os dados para possibilitar a comparação sobre a evolução dos municípios.
O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano, quanto mais próximo de um, melhor. Além do IDHM de cada município, há IDHMs específicos de longevidade, educação e renda. Os três indicadores isoladamente seguem o mesmo critério de pontuação de 0 a 1.
Melhor e pior renda
A cidade com melhor IDHM renda é São Caetano, no ABC paulista, que tem índice de 0,891 e também registra o melhor IDHM geral do país. O município fluminense de Niterói ficou em segundo lugar no indicador, com IDHM renda de 0,887.
Apesar de cidades do Norte e Nordeste registrarem as maiores evoluções na renda, as duas regiões também têm os municípios com os piores índices. Marajá do Sena, no Maranhão, tem o pior IDHM renda do Brasil – 0,400, considerado "muito baixo".
Marajá da Sena tem renda per capita de R$ 96,25, a pior entre os 5.565 municípios do Brasil conforme o censo do IBGE de 2010. Pelos critérios do governo brasileiro, são considerados na pobreza extrema as famílias com renda per capita inferior a R$ 70.
A renda per capita em São Caetano (SP), R$ 2.043,74, é 2000% maior do que a menor renda por pessoa do país, em Marajá da Sena.
A pesquisadora Maria Luíza Marques, da Fundação João Pinheiro, destacou a grande desigualdade de renda no país. "É notória nossa desigualdade na renda. Há municípios com menos de R$ 100 [de renda per capita] e outros com mais de R$ 2 mil."
Ela destacou que na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais, onde o IDHM é alto, há muita desigualdade. "Se houvesse igualdade de renda entre os municípios não resolveria nosso problema de desigualdade, porque nosso problema está entre os moradores dos municípios. Nova Lima tem uma das melhores rendas, mas tem um dos piores índices de Gini [que medem desigualdade]. É uma cidade com grandes condomínios."
Maior evolução na renda
Considerando apenas os índices de renda, das 10 cidades que registram maior evolução entre 1991 e 2010,  quatro são do Norte e seis do Nordeste – veja na tabela acima.
Apesar de aumentos superiores a 80% no índice de renda, todos os municípios têm IDHM geral classificados como de "baixo desenvolvimento" (entre 0,500 e 0,599) e de "médio desenvolvimento" (entre 0,600 e 0,699).
O município que registrou o melhor resultado no crescimento da renda foi Nova Colinas, no Maranhão, cujo IDHM renda passou de 0,229 no atlas de 1998 (dados de 1991) para 0,502 no atlas de 2003 (dados de 2000) - aumento de quase 120% na renda. Embora apresente a maior evolução na renda, Nova Colinas tem renda per capita de R$ 181,59.
A cidade de Poço de José de Moura (PB) teve a segunda melhor evolução (117%) e Carrasco Bonito (TO) ficou em terceiro, com incremento de 102%.
Estados
Entre as unidades da federação, o maior incremento no IDHM renda ocorreu no Piauí, 30% de aumento – de 0,488 no IDHM renda de 1998 para 0,635 no índice atual. O Maranhão ficou em segundo lugar e, em terceiro, a Paraíba.
Retração na renda
Entre os 5.565 municípios, 11 tiveram redução no IDHM renda em 20 anos: Amajari (RR), Pedra Preta (RN), Prata (PB), Nova Fátima (BA), União do Sul (MT), Chuí (RS), Paulista (PB), Parnamirim (PE), Nova Ubiratã (MT), Juruena (MT) e Tailândia (PA).
Desses, só o município gaúcho de Chuí tem índice geral (que engloba renda, educação e saúde) considerado "alto". Todos os demais estão classificados como de "muito baixo", "baixo" ou "médio desenvolvimento humano".
fonte:g1.globo.com

DEPUTADO KELPS CONVOCA GOVERNO PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

KELPS FORMALIZA CONVOCAÇÃO PARA GOVERNO EXPLICAR SITUAÇÃO REAL DO ESTADO NA ASSEMBLEIA

       O deputado Kelps Lima vai apresentar, nesta segunda-feira, 29 de julho, um requerimento à Assembleia Legislativa propondo a convocação formal dos secretários de Planejamento e Administração do RN para explicar a real situação das finanças e gerenciais do Estado.
       Segundo Kelps, a opinião pública tem sido bombardeada com várias informações a respeito de dados negativos que preocupam a economia e a perspectivas de futuro da sociedade e, neste momento, é essencial que haja uma explicação formal sobre o que se passa no Rio Grande do Norte.
A respeito da decisão de convocar os secretários, o deputado escreveu o seguinte artigo:
Chegou a hora decidir: Falir ou Salvar o RN
Há tempos o Rio Grande do Norte não vivia uma situação tão grave de instabilidade política e econômica por parte do Governo do Estado.
       As decisões tomadas pelo Governo do Estado nos últimos dias, de tentar negociar o repasse do duodécimo, cortar 20% do custeio da maioria de suas secretarias e a publicação de um Decreto remanejando 50,5 milhões de reais de áreas como segurança e saúde para cobrir o déficit com a folha de pagamento, além da devolução de 2 milhões de reais da segurança ao Governo Federal por falta de projetos, indicam que é hora da Assembleia Legislativa e os demais segmentos da sociedade tomarem uma posição no sentido de salvar o Rio Grande do Norte.
Não sairemos dessa situação sem a participação de todos: Assembleia, Tribunais de Contas e de Justiça, Ministério Público, sindicatos de servidores, entidades representantes da indústria e do comércio, enfim, de toda a sociedade.
       Essas entidades devem se posicionar com o objetivo único: ajudar a salvar o Rio Grande do Norte da falência, olhando em primeiro lugar para os interesses maiores do Estado, deixando de lado qualquer viés corporativista, político ou eleitoral.
   Essa união poderia ser catalisada pelo próprio Governo do Estado, mas, infelizmente, tem lhe faltado credibilidade, o que mina sua capacidade de diálogo, para tamanho movimento.

   O Governo não consegue, e não pode, cobrar o sacrifício necessário de todos os agentes envolvidos na economia do Estado, porque não dá o exemplo de uma postura austera, e nem sinal de controle, no uso dos recursos públicos.
Episódios como o do aluguel de um jatinho para uma viagem da Governadora ao Rio de Janeiro, o gasto excessivo com propaganda de obras e os empréstimos milionários para obras não prioritárias, como a reforma da Av. Eng. Roberto Freire, minam a credibilidade do Governo.
O Governo do Estado aponta a queda na arrecadação e o crescimento da folha como culpados pelo desequilíbrio nas finanças. Contudo, a Governadora se nega a criticar publicamente, mesmo no programa eleitoral do seu partido, a repartição dos recursos arrecadados pelo Governo Federal. E, em relação ao funcionalismo, pelo menos que eu me lembre, durante sua candidatura em 2010 não fez nenhuma crítica, como faz agora, aos planos de cargos e salários aprovados naquele mesmo ano.
O Estado do Rio Grande do Norte caminha para a falência. Quais são as soluções? Qual o caminho? Quais os principais obstáculos? Essas respostas devem ser de todos, de toda a sociedade, com cada um dando sua sugestão e sua parcela de contribuição e sacrifício.
Precisamos modernizar a máquina pública, ter uma gestão profissional, em que a meritocracia seja uma regra absoluta na relação com os servidores, e o crescimento da folha de pagamento seja acompanhado do aumento do desempenho.
Não há sequer um grande projeto de desenvolvimento gerado pela máquina pública do Estado. E o setor de planejamento do Governo, há algum tempo, virou uma grande contadoria. Precisamos formar grandes quadros, integrá-los à máquina pública, e fomentar um projeto macro e sustentável para nosso RN.
Atualmente, nosso melhor projeto econômico é o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, e o Governo, em mais uma demonstração de inoperância, não consegue tirar as obras de acesso do papel, mesmo após 2 anos e meio de gestão.
Todos os serviços públicos prestados pelo Estado são de péssima qualidade: saúde, segurança, educação, transporte... E, o mais grave, estão a caminho do colapso.

A queda do setor turístico no Estado, o aumento da violência, o caos na saúde, a ameaça iminente de atraso na folha dos servidores, a falta de projetos, entre tantos problemas, geram um clima de desconfiança que termina por abalar gravemente nossa economia, estagnando-a. 
      Nesta segunda-feira apresento um requerimento na ALRN, convocando o Secretário de Planejamento do Estado para dar explicações a sociedade, no plenário desta Casa, sobre as finanças e os planos do Governo.
      É necessária, também, a presença do Secretário de Administração, para explicar se, de fato, a questão do funcionalismo se tornou inadministrável, ou se o que falta mesmo é capacidade gerencial deste Governo.
     O nosso Estado não pode Falir. Precisamos Salvar o Rio Grande do Norte e pouco podemos contar com o Governo.
A Assembléia Legislativa precisa fazer sua parte e convocar a sociedade para um amplo debate sobre nossa economia e nosso futuro.

Deputado Kelps Lima

PROFESSORES DECIDEM PARAR ATIVIDADES

Após mais uma negociação sem resultados positivos entre professores e o prefeito Dagoberto Bessa, os professores da rede municipal de ensino, deliberaram em assembléia realizada hoje às 10:30 horas na sede do SINDISERTRIS, pela paralisação de advertência, fato que ocorrerá nesta sexta feira dia 02/08/2013.
É muito importante que pais e alunos também participem a mobilização, uma vez que é injusto um professor de nível superior e com pós graduação ganhar menos pouco mais que um salário mínimo e meio, como é o caso da maioria dos professores.
Só para termos uma ideia da defasagem do salário de um professor, basta vermos que a média de salário de um operador dessas máquinas novas que chegaram, supera os R$3.000,00, não que eles não mereçam, merecem muito mais, mas só para dar uma ideia do prejuízo que se encontra os professores que em média o salário é pouco mais que R$1.000,00.
Aí é onde muitos jovens que abandonam a escola questionam. Estudar para que?
Investimentos na educação não é gasto, mas sim atividade que permitirá o desenvolvimento da população, possibilitando melhorias na qualidade de vida de todos.
PISO SALARIAL JÁ. ESSA LUTA É DE TODOS!

sábado, 27 de julho de 2013

CORTE DE GASTOS PÚBLICOS. O QUE DIZ A LRF?

A Lei de Responsabilidade Fiscal, ou Lei Complementar nº.101/2000, tem amparo legal no Capítulo II do Título VI da Constituição Federal. A LRF é composta por dez capítulos e possui setenta e cinco artigos. O objetivo desta lei é melhorar a administração pública, através da busca de melhor qualidade da gestão fiscal e o equilíbrio das finanças públicas, assegurando a estabilidade e a retomada do desenvolvimento sustentável dos municípios, estados, distrito federal e do país. O maior beneficiário desta Lei é o contribuinte, ou seja, o cidadão, conta com a transparência na administração e a garantia de boa aplicação das contribuições pagas. Em tese, seria isto.
A Lei de Responsabilidade Fiscal contribui para o exercício pleno da democracia, por obrigar os administradores públicos a decidirem seus gastos com responsabilidade e prover informações sobre a utilização dos recursos.

No instante em que o gestor público regulariza as contas públicas haverá um maior aumento da disponibilidade de recursos para o investimento em programas ligados as diversas áreas da administração, tais como: educação, saúde, desenvolvimento social e econômico, e.t.c.

A Lei fixa limites para despesas com pessoal, para dívida e ainda determina que sejam criadas metas para controlar receitas e despesas. Além disso, nenhum governante pode criar uma nova despesa continuada (por mais de dois anos), sem indicar sua fonte de receita ou sem reduzir outras despesas já existentes. Isso faz com que o administrador público consiga sempre pagar despesas, sem comprometer o orçamento.
São definidos na Lei os limites de gastos com pessoal, com percentual das receitas, para os três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Assim que o administrador público verificar que ultrapassou os limites para despesa de pessoal, deverá tomar providências para se enquadrar, no prazo estabelecido pela Lei. Caso continue a existir excessos, ele sofrerá penalidades.
As metas fiscais serão estabelecidas trienalmente. Isso permite que o governante consiga planejar as receitas e as despesas, podendo corrigir os problemas que possam surgir no meio do caminho. É como conduzir um barco: quando tem um rumo é possível planejar manobras necessárias para se chegar até lá, mesmo que algumas sejam difíceis e tenham que ser corrigidas ao longo do caminho.
Leia mais: http://jus.com.br/artigos/6026/lei-de-responsabilidade-fiscal#ixzz2aHRmECtL

Dessa forma, o ente público que atinge o limite prudencial e/ou já está com ele comprometido e dessa forma assume postura que vai de encontro com outras leis, como pro exemplo a lei do piso nacional do magistério, deverá enveredar por ações que possibilitem atender as demais leis, buscando corte de gastos em outros setores, como: contratos, prestação de serviços, cargos comissionados e em última análise a demissão, o que geralmente não ocorre porque demitir funcionários efetivos é infringir demais leis.
Nessa ordem, corta-se gastos: comissionados, contratados e prestadores de serviços que encontrem-se dentro do plano de gastos com pessoal.
O Supremo Tribunal Federal já "bateu o martelo" no tocante a obrigatoriedade do pagamento do piso nacional do magistério, independentemente dos gastos com pessoal previsto na LRF, devendo, pois, o gestor público mostrar eficiência no controle dos seus gastos.
Portanto, é direito legítimo e garantido o piso dos professores, então é ir a luta. Busque o DIREITO que encontrarás a JUSTIÇA. VAMOS A LUTA.

PROMESSA QUEBRADA.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROPOSTA ZERO



Mais uma vez prefeito de Severiano Melo Dagoberto Bessa, decepciona os professores do Município, pois como já havia falado em outra postagem aqui nesse blog, o prefeito pediu um prazo para analisar o limite prudencial do município para poder ter em mãos dados preciso para pagar o piso salarial aos Educadores, esse prazo seria até junho. O mesmo se comprometeu de diminuir gastos, mas para nossa surpresa o prefeito chamou a comissão hoje dia 26 de julho de 2013, para nos informar que não vamos ter aumento, isso mesmo NÃO VAMOS TER AUMENTO EM NOSSOS SALÁRIOS, o mesmo trouxe o senhor Brito para nos mostrar que o limite prudencial do município de Severiano Melo no 1º semestre de 2013 é de 51,30% e que o limite máximo do município é de 54%. O prefeito disse que iria chamar todos os secretários para enxugar e diminuir gastos depois é que poderia dar um aumento. Diante dessas informações quero chamar atenção dos professores para o seguinte: se vão diminuir gastos a essa altura do ano, é porque poderia ter sido feito desde inicio de sua gestão, a final não era ele que dizia em sua campanha que iria dar uma atenção especial para a Educação? Não era ele que garantia que iria pagar o piso salarial aos professores? Se realmente o prefeito quisesse cumprir com sua palavra teria tomado todo cuidado em não passar do limite. Porque quando eu ou qualquer um de nós ultrapassarmos o limite do nosso salário, ou seja quando nossos  gastos são maiores do que nosso salario é sinal que não soubemos se organizar, o mesmo acontece com a gestão pública falta de organização, falta de planejamento, falta de compromisso com o que prometeu em campanha. Outro fato que quero chamar atenção é que o município de Severiano Melo tem coeficiente 0.6 e o salario do prefeito é o mesmo do município com coeficiente 0.8, ou seja, R$ 12000,00.  Hoje temos 19 professores fora de sala de aula, a Escola Ricardo Sergio este ano tem 08 professores efetivos em sala de aula e 6 professores entre substituto e contratados. A pergunta é, porque só os professores tem que pagar pela falta de organização da gestão?  O piso salarial é lei, e porque os gestores fazem de tudo e usam qualquer desculpa para não cumprir? Caros professores essa é a realidade que temos, por isso eu Presidenta do SINDSERTRIS Emirene Lucena convoco todos os professores para uma assembleia nesta segunda – feira 29 de Julho às 10:30hs na sede do sindicato para decidirmos o que fazer para conseguirmos nosso piso, o professor que tiver coragem de liberar sua turma nesse horário venha participar.

Fonte: Emirene Lucena
FONTE:www.doidindaestrada.blogspot.com

quinta-feira, 25 de julho de 2013

USAR EM PROL DO POVO, SEM DISCRIMINAÇÃO PARTIDÁRIA

Conforme já externei no programa Nossa Terra. Nossa Gente, que vai ao ar aos domingos às 07 horas, espero que a retroescavadeira recebida pelo nosso município possa com a máxima urgência funcionar em prol dos nosso produtores rurais, na construção de barragens submersas. A urgência ao meu ver é pelo fato de ainda haver previsão de chuvas para a nossa região, o que proporcionaria um maior acúmulo de água nas pequenas e médias propriedades rurais.
 Com relação a motoniveladora já a vi hoje a tarde trabalhando na comunidade de Malhada Vermelha. Espero, torço e peço que todas as máquinas operem em todas as estradas da nossa zona rural, pois tem muito produtor que se não tiver as estradas concertadas terá o escoamento da safra de castanha e de caju comprometida.
Fica o alerta para os secretários de obras e mais especificamente o secretário de agricultura agirem com mais rapidez, em especial a última pasta que não disse ainda a que veio, pois o produtor está só, e tenho alertado e divulgado nos meus programas, tem muita coisa boa que pode vir para o nosso município, basta ter a coragem de ir atrás e o devido conhecimento de onde encontrar. 

CIDADE PASSOU DOIS DIAS SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A cidade de Severiano Melo, bem como a zona rural abastecida pela adutora do Apodi, ficaram os últimos dois dias sem água em virtude de um grande vazamento nas proximidades da comunidade do São Dimas (divisa de Severiano Melo com Apodi).
O vazamento foi detectado e logo foi providenciado o concerto, voltando hoje a tarde o abastecimento de água em nossa cidade. Em contato com o servidor sempre alerta Anisio, fomos informados do concerto e de que algumas ruas já receberão água hoje. Pude confirmar com moradores que isto já está ocorrendo.
Parabéns a CAERN pelo pronto atendimento.
Mas é preciso combater o desperdício de água, e isto passa pelos nossos modos de agir em nossas residências, já presenciei durante a noite em nossa cidade, caixas d'água sangrando por falta simplesmente de uma boia na entrada de água na caixa. Acredito que de duas opções, uma é verdadeira: ou o dono da residência está cheio da grana? ( o que acho pouco provável nessa época) ou não existe hidrômetro nessas residências? o que é mai provável.
Outro fator que segundo informações existem é o uso irregular e ilegal de motores diretamente na rede de abastecimento, o que se configura crime previsto em lei.
A CAERN era para agir conforme age a COSERN com os donos de "gatos". Agir e Punir dentro da lei.

UMA FRASE. UMA LIÇÃO PARA TODOS.


Agradeço a amiga Ana Diógenes, jornalista e colega do curso de Direito por mais essa pérola dos grandes gênios da humanidade.
Se todos os gestores públicos pensassem e agissem assim, não somente o Brasil, mas o mundo seria melhor.
Que esse espírito de homem público recai sobre nossos governantes.

PREFEITA MAZÉ DE TENENTE ANANIAS FAZ ACORDO COM TRT

TRT-RN faz acordo com prefeitura de Tenente Ananias para pagamento de precatórios

Durante audiência presidida pelo juiz do trabalho Michael Wegner Knabben, a prefeita do município de Tenente Ananias, Maria José Jacome, realizou acordo para pagamento de precatórios vencidos na ordem de R$ 408.990 mil reais.

O valor é referente ao pagamento de precatórios dos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 que será pago, em 24 parcelas, de R$ 17.040, a partir de setembro deste ano. 

Somente nesta semana, o TRT-RN realizou acordos com os prefeitos das cidades de São Tomé e Caiçara do Rio do Vento no valor de R$ 718.750 mil reais para pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs). 

Ao final de cada negociação, o TRT-RN disponibiliza em sua página na internet o termo de compromisso para consulta dos interessados, no endereço www.trt21.jus.br
fonte:www.trt21.jus.br

A CULTURA DO QUANTO PIOR MELHOR.


A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo"
Papa Francisco
Menino abraça o Papa Francisco durante visita ao Conjunto de Favelas de Manguinhos (Foto: Reprodução GloboNews)



















Se todos praticassem a cultura do bem, muita coisa mudaria em nosso mundo. 
Algumas pessoas que pregam o quanto pior melhor, costumam buscar nos meios sociais (facebook, msn, twiter, blogs, e.t.c) formas de agravar a imagem de outras pessoas, e o que é pior, escondem-se no anonimato dos comentários talvez por puro desconhecimento de causa e/ou por achar que dessa forma poderá instigar as pessoas a se tornarem levianas em suas ações.
A essas pessoas, afirmo com toda convicção que mantenho meu caráter, minha posição política, que não é a mesma do ano passado, mas é de oposição ao Executivo, no entanto, não sou mais aquele que no menor dos motivos agia de ímpeto em defesa de alguns e quando os procurava os mesmos já estavam distante das lutas que travava, por isto, reafirmo que encontro-me pronto para lutar pela minha terra e pela minha gente, mas sem cultuar o quanto pior melhor, pois só quem perde é o povo e o nosso município.
Acredito que todos os políticos podem e devem fazer algo por nossa terra junto a deputados, governo estadual e federal, independente de estar ou não ao lado do prefeito, agora não ajudar o povo e o município simplesmente por querer que uma administração que ao meu ver ainda não se encontrou, não se encontre mais, ai é pura demonstração de atraso "mental".
É preciso lutar, é preciso agir, mas é preciso principalmente acreditar e confiar em quem está ao seu lado, pois como já vi este filme triste por duas vezes, e espero não chegar ao terceiro ato, se querem lutar saiam do anonimato e vamos mudar nossa terra para melhor. Luta ao lado de qualquer um que realmente queira mudança de verdade, no entanto, vamos lado a lado, pois conforme a vida mim ensinou: "Não siga na minha frente posso não querer ser guiado; não siga atrás de mim, posso não querer guiá-lo; vamos caminhar lado a lado na condição de iguais e fraternos, de mãos dados, olho no olho, sem falsidades e sem fingimentos e dando como diz o ditado a "cara a tapa".
Sigamos esse ensinamento do Papa Francisco.
Elano Ferreira.

PRESIDENTE DEVOLVE DINHEIRO PÚBLICO

Presidente de Câmara de Severiano Melo dá exemplo de como lidar com dinheiro publico

O presidente da Câmara de Vereadores de Severiano Melo, Rubens Ferreira, devolverá R$ 1.166,69 aos cofres da Casa Legislativa. Este valor é referente ao excedente dos seus vencimentos entre os meses de janeiro e julho de 2013, tendo em vista que o salário permitido de um chefe do legislativo não pode ser superior a 20% do vencimento de um deputado estadual, conforme preceitua a Constituição Federal, em seu artigo 29; inciso VI. Se o salário de um deputado é pouco mais de R$ 20.043,60, só poderia receber até R$ 4.008,72.

Rubens Ferreira, por livre e espontânea vontade, procurou o TCE e fez uma consulta. O presidente da Câmara de Severiano Melo, parcelou o montante em 6 vezes e já inicia a devolução no mês de agosto. "Procuro ser justo como parlamentar e cidadão. Não poderia continuar recebendo o que não está dentro da Lei. Estou devolvendo o que não é meu. Não é um favor, é um dever", disse Rubens Ferreira.

Com informações do RN política.

TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER JÁ EM MOSSORÓ

Por Saulo Vale da Redação em 24/07/2013 às 21:04
Emoção marca início de serviço de Radioterapia
Ednilto Neves
Médicos da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer explicam serviços do Hospital da Solidariedade
O primeiro serviço de Radioterapia de Mossoró foi realizado ontem, 24, no Hospital da Solidariedade, com a presença de pacientes, populares, políticos da cidade e médicos da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).
O Hospital da Solidariedade conta agora com o serviço de radioterapia e equipamentos de última geração. Dentre eles, se destaca o Acelerador Linear, o primeiro totalmente digital do Rio Grande do Norte, além do aparelho de radiocirurgia.
A LMECC já oferecia diversos serviços, como psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, dentre outras, porém, com a chegada do serviço de radioterapia, os pacientes não precisarão mais se deslocar para Natal ou Fortaleza para realizar os procedimentos necessários. Além dos modernos equipamentos, o Hospital da Solidariedade também dispõe de softwares que darão maior tranquilidade ao médico para tratar o paciente durante todo o tratamento. "O nosso objetivo é usar alta tecnologia para aprimorar os serviços", explicou o médico Eider Lima da Silva.
Em entrevista coletiva à imprensa, os médicos falaram da emoção em ver um sonho concretizado, depois de muitos anos de luta e dedicação.
O médico Geison Freire, responsável técnico, explicou a importância do serviço na cidade. "A radioterapia vem preencher uma lacuna que faltava na cidade de Mossoró", disse o médico emocionado.
Oncologista e responsável pelo Hospital da Solidariedade, José Cure de Medeiros, se emocionou durante todo o momento do discurso que fez à imprensa. "O dia para mim é inesquecível. Este dia é marcante tanto para médicos, quanto para pacientes e população de Mossoró e região Oeste. Temos aqui um tratamento de 1º mundo contra o câncer. A sociedade se uniu e fez disso um grande serviço", disse.
Cure ainda aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes e também aos que não puderam comparecer. "Muito obrigado de coração a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, pela concretização de mais um sonho", destacou. "Agora, os pacientes não precisarão mais sair da cidade, nas ambulâncias, deixarem os filhos só, correrem risco nas estradas. Eles poderão fazer aqui mesmo, na cidade", destacou. "Quando o povo quer, reivindica, vai atrás, o povo consegue. Isso aqui é fruto da solidariedade, do amor e da abnegação de milhares de pessoas. Essa minha força surgiu do voluntariado, que dá aquilo que não se compra nem se vende. Os pacientes são a causa maior", finalizou.
Iranice Santos está em tratamento há cinco anos. Ela precisava viajar constantemente a Natal para poder fazer o tratamento completo. "Sempre tinha que ir a Natal para fazer o tratamento. Todas as vezes ia com o coração partido. Hoje, fico feliz, realizado. O serviço de radioterapia em Mossoró é tudo em minha vida. Estou muito feliz!", diz a paciente emocionada.
Irene Maria dos Santos é dona de casa, fez seis sessões de quimioterapia. Apesar de não precisar de fazer mais o tratamento, ela confessou emocionada: "Apesar de não ter precisado do serviço de radioterapia, fico emocionada ao ver esse sonho realizado".
Fausta Máxima Neta também fez questão de destacar a sua alegria ao ver os serviços em pleno funcionamento. "Me sinto feliz! O sonho do mossoroense hoje virou realidade", disse Fausta, emocionada.
A área de abrangência do Hospital da Solidariedade é de 64 municípios e 814 mil pessoas. Mossoró agora passa a contar com o serviço completo para o combate ao câncer, uma luta travada há anos por uma comissão formada pelo médico Cure de Medeiros.
A abertura do hospital teve como parceiros a Prefeitura de Mossoró, o Governo do Estado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a doação de empresários e de diversos voluntários.

A LUTA CONTINUA!
O médico Cure de Medeiros, chanceler da LMECC, destacou que o Hospital da Solidariedade continua precisando de doações de qualquer valor. Uma moeda, diz ele, por mais simples que possa parecer o valor, faz toda diferença. Hoje, o hospital está equipado, mas a luta por mais recursos, para manutenção dos serviços, continua.
Cure faz um apelo à população: "Quero pedir a todos que continuem contribuindo para a manutenção desta obra. Temos que terminar de pagar algumas máquinas. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está precisando de recursos", disse.
A liga realiza a campanha "Uma moedinha faz toda diferença". São diversas caixinhas que ficam nas lojas, supermercados e demais estabelecimentos comerciais em que as pessoas podem contribuir com qualquer tipo de valor.
Iranice Veras, que está em tratamento há cinco anos, reforça o pedido do médico Cure de Medeiros. "Não deixem de contribuir, de ajudar. Nós precisamos da ajuda de todos para que a manutenção deste hospital seja garantida". Ela também faz um apelo à classe política do Estado. "Peço que os políticos de todo o Estado se sensibilizem com esse pedido. Avançamos muito, hoje temos uma estrutura boa, de primeiro mundo, mas precisamos que as ajudas continuem", disse a paciente.

FONTE: www.gazetadooeste.com.br