FM Bom Lugar Ao Vivo

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Confira opiniões do deputado João Maia em seminário político eleitoral


Confira opiniões do deputado João Maia em seminário político eleitoral

O deputado federal João Maia (PR) declarou no início do palestra "Brasil, um país em busca de Reforma Política" neste sábado (19) que é contra a reeleição e propos um aumento de 4 para 5 anos no mandato político para cada eleição.
"A reforma política é fundamental para o Brasil, é a mãe de todas as reformas. Fernando Henrique e Lula não fizeram a reforma política, mas o próximo presidente do Brasil tem obrigação de fazer uma reforma política porque não podemos ter eleição de dois em dois anos, porque as eleições ficam caras, sai de uma eleição e entra em outra", destaca João Maia.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) idealizada pelo deputado, já tem adesão de mais de 200 assinaturas, para fazer eleição de vereador a presidente numa data só, com aumento de uma hora. "Vamos acabar com a reeleição para quando o governante ganhar ele pensar que tem que cumprir a missão histórica que o povo me deu e não pensando em reeleição", afirma o deputado.
O menor gasto com a redução dos custos nas campanhas, seria evitado e para o deputado João Maia que também é economista, acredita que o modelo de eleição está errado. "Se não houvesse reeleição, teria uma redução imensa dos custos e não haveria essa barganha política no ano de eleição. Todo político quer ser preservado e a PEC que eu fiz era exatamente modificando esse modelo que está errado", explica.
A sociedade eleitoral brasileira é considerada "imprudente" do ponto de vista do deputado federal João Maia (PR) por permitir que jovens de 16 anos e presos votem. "Construímos uma imagem que não cumprimos e vira um ciclo de imprudência", destaca João Maia no Seminário Político Eleitoral.
Ele contou que o Partido da República (PR) partido presidido por ele no Rio Grande do Norte já foi multado várias vezes, por não estar as regras permitidas para as eleições. "Eu não sei mais o que eu posso fazer. No próximo programa de campanha que eu for fazer, eu vou mandar para a censura prévia: você não entende o que pode e o que não pode", descreve João Maia.
O deputado criticou ainda a tramitação de projetos na Câmara dos Deputados em Brasília, afirmando que os projetos são apenas de "conserto" do q. "Desde o primeiro ano de mandato eu sou relator da Comissão de Desenvolvimento Econômico e agora eu já disse que não ia mais relatar projeto quebra-mola. O congresso está cheio de lei para obrigar você a cumprir a lei. O que eu quero dizer é que o Brasil é uma sociedade imprudente do ponto de vista democrático e a mais imprudente do mundo", disse.
Para João Maia, o fato de jovens de 16 anos poderem votar, os presos e os desiguais são includentes, mas o projeto eleitoral é feito de forma errada. "Votamos para conselho tutelar, para diretor de escola, para conselho comunitário e convivemos com essa desigualdade: todo voto no Brasil é um voto e não funciona assim", explica o deputado.
As eleições de 2010 é o tema do Seminário Político Eleitoral que recebe neste sábado (19) nomes que irão discutir Reforma Política como o deputado federal João Maia (PR). Ele acredita que o debate será salutar pelo tema escolhido: política.
"Discutir política é muito importante que precisamos discutir os rumos da sociedade, porque sem política não existe democracia", detalha João Maia.
O deputado federal exemplificou como a política é importante para o planejamento de obras e de áreas como a educação. "Temos que investir pesadamente na educação para que acabe com essa divisão de filhos de pais pobres e filhos de pais ricos. O seminário é importante por isso, temos que discutir o futuro dos filhos e das filhas do Brasil e a política é o caminho mais próximo", comenta.

Fonte: Nominuto.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário