FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 15 de junho de 2010

João reafirma compromisso com a reeleição de Iberê



João reafirma compromisso com a reeleição de Iberê

LUÍS JUETÊ
Da Redação
O presidente do Partido da República no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia afirmou que o PR tem compromisso com a reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), mas se ele não for para o segundo turno o seu compromisso será com a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSB) que a exemplo de Iberê representa a base do presidente Lula no Estado. Entrevistado pelo jornalista Diógenes Dantas disse que esse é um compromisso do PR. "Esse é um compromisso do PR de quem for para o segundo turno da base do presidente Lula nós vamos apoiar", revelou o parlamentar republicano ontem pela manhã.
Quanto a possibilidade do PR vir a indicar o companheiro de chapa do governador Iberê Ferreira de Souza, o deputado federal e dirigente da legenda entende que essa é uma discussão completamente superada.
De acordo com João Maia, a legenda hoje é mais organizada em nível de Estado e isso faz com que nomes do partido sejam sempre lembrados para ocupar espaços importantes na política em nível de Rio Grande do Norte.
O parlamentar destaca que não houve de sua parte uma idéia fixa no sentido de ser candidato a vice-governador ou mesmo indicar um nome do PR para a chapa majoritária do sistema governista estadual, fazendo questão de dizer que a aliança com PR e PMDB é prioridade da legenda.
Com relação a coligação proporcional do seu partido com o PMDB e com o PR, o deputado João Maia afirmou que existe um entendimento com o dirigente peemedebista, deputado federal Henrique Eduardo Alves e com prefeita de Natal, Micarla de Sousa que preside o Partido Verde no Rio Grande do Norte para que as três agremiações marche unidas no pleito.
"Nós temos o entendimento de um compromisso muito forte de que eu e o deputado Henrique temos com a candidatura de Iberê, mas eu vou reafirmar o que eu tenho reafirmado o tempo todo: eu tenho um entendimento e nós vamos cumprir. Eu conversei com o partido todo sobre isso. Nós temos um entendimento e vamos cumpri-lo. Eu, como presidente do PR; Henrique como presidente do PMDB, os dois como membros da base do presidente Lula que é representada no Rio Grande do Norte pelo governador Iberê Ferreira e de Carlos Eduardo. Nós temos uma responsabilidade muito grande com a candidatura", declarou João Maia.
Ele informou que na semana passada em Brasília, aconteceu um almoço que contou com a presença dos líderes do PMDB e PV, oportunidade em que conversaram por muito tempo. João considerou a conversa importante e voltou a dizer que, por iniciativa do Partido da República jamais será rompida. Mesmo assim, ele lembra que a aliança é formada por três partidos e que o assunto não depende somente do PR. "O que eu vejo é que não há desejo de romper com essa aliança", observa o parlamentar.
Ainda sobre a aliança, João Maia disse que ela foi criada mais para resolver um problema criado pelo próprio PMDB. Para ele, a situação envolvendo o deputado Henrique Eduardo Alves e o senador Garibaldi Alves Filho é inédita na história política do Rio Grande do Norte. "Eles fizeram uma combinação que eu entendo que é legitima, porque Henrique queria ficar com uma candidatura e Garibaldi quer outra candidatura, e eles não poderiam se coligar na majoritária. O Tribunal Superior Eleitoral disse a eles que se eles não se coligarem na majoritária, eles só poderiam se coligar na proporcional com quem não se coligasse e, portanto, eu como presidente do PR discuti isso com o partido que nós precisávamos dar uma saída política para Henrique Eduardo Alves", detalhou João Maia.

PR definirá segundo voto para o Senado

O deputado federal João Maia revelou que ontem teve uma conversa com o governador Iberê Ferreira de Souza. De acordo com o dirigente do PR, essa conversa era para ter ocorrido na sexta-feira passada, mas por questão de problemas de agenda, a reunião ficou agendada para o final da tarde de ontem em Natal. Ele disse que informou em uma das ultimas conversas com o deputado Henrique Eduardo Alves, chamou a atenção para a responsabilidade do PR e PMDB com relação a candidatura de Iberê Ferreira de Souza a reeleição no embate eleitoral de 3 de outubro.
SENADO - O deputado João Maia falou sobre a questão do Senado da República. Segundo ele, o Partido da República vai realizar alguns encontros regionais e a partir dos encontros a legenda poderá se definir com relação a essa questão. Ele considera o quadro difícil, sobretudo no que diz respeito a escolha do segundo candidato ao Senado da República.
"O entendimento que a gente nós iremos se coligar com o PMDB. Nós vamos realizar encontros regionais e hoje é cada dia mais difícil tomar uma decisão com relação ao segundo voto. Nós vamos realizar encontros para que possamos não se omitir a essa questão tão importante", assinalou Maia.


fonte: gazeta do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário