FM Bom Lugar Ao Vivo

quinta-feira, 4 de março de 2010

CENSO 2010. O QUE É?


Em 2010, o IBGE realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.
O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.
Comissões Municipais de Geografia e Estatística

Assim como nos censos anteriores, o IBGE instalará Comissões que funcionarão como canal de comunicação entre o Instituto e os representantes da sociedade em cada município.
As Comissões Municipais de Geografia e Estatística e as Comissões Censitárias Estaduais deverão participar de diferentes segmentos das sociedades locais para dar apoio e monitoramento à operação censitária. Formadas por membros do IBGE, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município e de organizações civis, seu principal objetivo é colaborar para que o recenseamento local se efetive com êxito, criando facilidades para sua realização, seja através da mobilização da população ou de apoio na instalação dos postos de coleta, entre outras iniciativas.
Coleta de Dados

No dia 1º de agosto de 2010, inicia-se a coleta de dados para o Censo 2010. Do Aylã ao Chuí, da Ponta de Seixas ao rio Moa, de norte a sul, de leste a oeste, todas as regiões do país serão percorridas pelos recenseadores do IBGE.
Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.
Os recenseadores, identificados com colete, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão.
Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes.
Responda ao Censo 2010

Para realizar o Censo 2010, o IBGE precisa do apoio e da participação de todos. É imprescindível que a população entenda a importância de se receber o recenseador e responder ao questionário da pesquisa.
É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro.
A Lei n. 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas e assegura o caráter sigiloso das informações prestadas.
O texto do Art. 1º. estabelece que toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE, visando a execução do Plano Nacional de Estatística (Decreto-Lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967, Art. 2º., § 2º.).
Além disso, o parágrafo único desta mesma lei oferece garantias de que as informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.
A obtenção de dados fidedignos e confiáveis constitui a base indispensável de um recenseamento bem feito e, conseqüentemente, de um País melhor, cada vez mais adequado aos seus habitantes.
Calendário das grandes etapas

Conheça o calendário preliminar das grandes etapas do Censo 2010, incluindo desde a fase preparatória até a previsão de divulgação dos resultados.
  • 2007: início do planejamento do Censo 2010
  • Agosto de 2008: início da transformação da Base Territorial de meio analógico para digital
  • Junho de 2008 a fevereiro de 2009: realização de testes e provas-piloto de questionário e sistemas
  • Setembro de 2009: Censo Experimental
  • Agosto de 2009 a fevereiro de 2010: aquisição de equipamentos complementares para a coleta do Censo (computador de mão) e outros
  • Outubro de 2009 a março de 2010: recrutamento e seleção de pessoal temporário
  • Março a julho de 2010: treinamento das equipes de coleta e supervisão
  • 1º de agosto de 2010: início da coleta de dados (período de coleta: 4 meses)
  • Dezembro de 2010: divulgação dos primeiros resultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário