FM Bom Lugar Ao Vivo

quarta-feira, 31 de março de 2010

Conae: educação de jovens e adultos foca na permanência escolar

Conae: educação de jovens e adultos foca na permanência escolar

Estudantes querem horário especialBrasília (30.03.2010) - No terceiro dia da Conferência Nacional de Educação (Conae), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi um dos temas debatidos {sonora}. Entre as necessidades apontadas pelos representantes dos estados e municípios estão mais investimentos, horário especial e reduzido, livros adequados à idade dos alunos, merenda reforçada e formação de professores para a educação de jovens e adultos.
A professora da Universidade Federal de Goiás Maria Margarida Machado participou da discussão e lembrou que os estados também têm defendido outros dois pontos: a ampliação da idade mínima de 15 para 18 anos para o estudante ingressar na EJA e que a elaboração do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto seja competência dos estados e não do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) como é feito atualmente.
Durante o debate, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja) foi bastante elogiado. Uma das ações do programa é a criação de material didático próprio, para pessoas com mais de 18 anos de idade que completaram o ensino fundamental e agora cursam o ensino médio integrado ao ensino profissionalizante.
Sonora Maria Margaria [0.42"]

Nenhum comentário:

Postar um comentário