FM Bom Lugar Ao Vivo

domingo, 7 de março de 2010

O PORQUE DE USAR CAPACETE?

O desrespeito a Lei Federal está em grande parte do Oeste
A utilização de leis municipais para desobrigar leis federais não é uma particularidade apenas de Tibau. Em vários outros municípios do Oeste os vereadores já se reuniram para discutir a proibição do uso do capacete pelos motociclistas.
Em Caraúbas e praticamente os 14 municípios cobertos pela 7ª Regional de Polícia Civil, o uso do capacete é opcional. Segundo a escrivã da delegacia deste município, pelo menos três pessoas morreram no ano passado por não estar usando o utensílio de segurança. "Este ano uma pessoa já morreu por conta disso", conta. Segundo ela, esse número pode ser ainda maior. "Graças a Deus o número de mortes são poucos, em compensação os acidentes são constantes", relata a escrivã, defendendo o uso do capacete.
O Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) registra todos os anos aproximadamente 30 mortes na região por acidentes de com motocicletas, a maioria por falta de uso do capacete.
Em entrevista no ano passado sobre esse mesmo tema, o inspetor chefe de comunicação social da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Roberto Cabral, casos como esses são muito comuns, e prova que o uso correto do utensílio obrigatório pode salvar muitas vidas.
Além do quesito segurança, Cabral lembra que o mau uso da peça pode gerar multa gravíssima que confere sete pontos na carteira mais multa de R$ 191. "Os motociclistas que não seguirem as normas previstas no Código Nacional de Trânsito, para o uso do capacete, serão multados. Vale lembrar que o desconhecimento da lei não vale como argumentação", explicou o agente.
O capacete não influencia na criminalidade
"O uso do capacete não influência na criminalidade". É assim que pensa o capitão Carvalho, chefe da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Apodi. Segundo ele, quando um criminoso vai agir ele simplesmente cobre o rosto, seja com quem for. "Uma pessoa só comete um crime de cara limpa quando este é passional", acredita.
Há pouco mais de sete meses no comando da PM na 35ª Zona, Carvalho mantém a ordem em Apodi e outros quatro municípios. "Quando cheguei em Apodi, em um único final de semana foram registrados 17 acidentes com duas mortes e quatro casos graves", disse o capitão. Para ele, esses dados foram suficientes para definir a obrigatoriedade do uso do capacete.
Apodi foi um dos municípios onde no passado os vereadores travaram uma guerra de poder com a Polícia Militar. Os vereadores também exigiam o fim do uso do capacete. Mas, dessa vez, a batalha foi vencida pelos militares.
Segundo o comandante, o número de vítimas fatais depois da medida caiu significativamente, provando que o uso do aparato de segurança evita muito mais mortes no trânsito do que provoca mortes na pistolagem e nos assaltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário